Jennifer Lawrence, Saoirse Ronan e Shailene Woodley são três das melhores atrizes jovens que estão em atividade no momento, as três se envolveram em bons projetos e sempre tem suas performances destacadas e hoje eu escolhi uma performance de cada uma para dissertar e comprovar porque essas três nos deixam felizes sobre a classe com menos de 26 anos estar tão em representada em Hollywood.
Shailene Woodley
A jovem atriz americana de 23 anos ganhou fama ao interpretar a protagonista da série A Vida Secreta de uma Adolescente Americana, exibida entre 2008 e 2013, logo começou a ser chamada para papéis maiores, sua estréia no cinema foi em 2011, com o longa aclamado pela crítica, Os Descendentes, onde foi nomeada para diversos prêmios na categoria de atriz coadjuvante, como o Globo de Ouro e o Critic Choice Awards, além de ter vencido o Independent Spirit Awards e diversos prêmios da crítica, como os de Denver, Florida e San Diego. Entrou na franquia de qualidade duvidosa, mas que arrecada milhões, Divergente e no indie bem sucedido A Culpa é das Estrelas, mas ainda faz filmes pequenos. Embora sua performance mais comentada tenha sido em Os Descendentes, escolhi a sua performance em A Culpa é das Estrelas.
A Culpa é das Estrelas
Shailene trabalha tão bem no longa teen The Fault in Our Stars que se prova ser uma das melhores atrizes jovens em Hollywood. Ela interpreta a Hazel Grace, uma garota inteligente e sincera que tem câncer em um estado bem avançado. O filme é um drama adolescente, mas que é tratado com seriedade, dando um bom suporte para que Shailene brilhe, a sua performance tem uma carga dramática pesada e é crua, limpa, Shailene se entrega totalmente ao papel, suas cenas finais são incríveis e ela mostra que consegue segurar as pontas como protagonista e sendo destaque.
Venceu o prêmio de Breakout Performance no Hollywood Film Awards, além de ter vencido prêmios de voto popular, como Teen Choice e o MTV Movie Awards.
Jennifer Lawrence chamou muita atenção da crítica em 2010, com um filme independente chamado Inverno da Alma, dali não parou mais, fez mais dois filmes pequenos e entrou em duas franquias milionárias, Jogos Vorazes e X-men, depois firmou seu sucesso em Hollywood com as parcerias bem-sucedidas com o David O. Russel. Jennifer venceu com merecimento, diga-se de passagem, os maiores prêmios da indústria cinematográfica, incluindo 1 Oscar, 2 Globos de Ouro, 1 BAFTA, 2 SAGs, 4 Critic Choice Awards, 1 Independent Spirit Awards além de vários outros prêmios da crítica. Fiquei em dúvida se falava sobre O Lado Bom da Vida ou Inverno da Alma, mas considero Inverno da Alma a melhor performance da Jennifer.
Inverno da Alma
Jennifer interpreta a jovem Ree, uma menina destemida e corajosa, que se vê responsável pelos seus irmãos menores, sua mãe têm sérios problemas mentais e o pai é um cara que teve problemas com a lei, ele precisa comparecer à uma audiência, do contrário, a casa deles será tomada. Jennifer conseguiu fazer um excelente trabalho aqui, o papel é super difícil, ela consegue ser mulher e menina ao mesmo tempo, tem boa carga dramática e consegue fazer perfeitamente as nuances de sua personagem, que é jovem, frágil e forte ao mesmo tempo.
Jennifer foi indicada ao Oscar, ao SAG, ao Critic Choice Awards, ao Independent Spirit Awards e ao Globo de Ouro por esse papel, além de vencer vários prêmios da crítica, como os da Florida, Toronto, San Diego, Denver, Washington, entre outros.
Saoirse Ronan chegou ao estrelato cedo, foi indicada ao Oscar em 2007 e desde então, faz dois, três ou quatro filmes por ano, em sua maioria filmes independentes. A jovem atriz americana-irlandesa é uma das principais apostas para o Oscar de melhor atriz esse ano, com o aclamado Brooklyn, mas ela nem precisa se preocupar muito com prêmios, afinal, já foi indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro, ao SAG, duas vezes ao BAFTA e já venceu o Critic Choice Awards e alguns prêmios de festivais e dá critica. Embora sua performance em Desejo e Reparação tenha sido a mais elogiada e a mais premiada, Saoirse consegue brilhar e se destacar em absolutamente tudo o que faz, Hanna, A Hospedeira, How I Live Now e Byzantium são exemplos disso, mas Saoirse brilha mesmo em Um Olhar do Paraíso e é dele que eu vou falar.
Um Olhar do Paraíso
Saoirse Ronan protagonista do drama-sobrenatural Um Olhar do Paraíso, um filme que têm muitas qualidades, fotografia linda, um elenco ótimo (com exceção do Mark Wahlberg), uma trilha maravilhosa e um roteiro bom, mas o que chama mesmo a atenção nesse filme é a performance de Saoirse. Ela interpreta a jovem Susie Salmon, que foi brutalmente assassinada e se vê entre dois mundos, ainda ligada a sua família e a vida de seu assassino, Susie não consegue se desligar de sua vida na Terra, o filme gira em torno disso. Ronan dá vida a personagem de uma maneira única, com carga dramática densa, Ronan faz um trabalho excelente, em algumas cenas finais e na cena do banheiro, mostra toda a força de sua performance.
Foi indicada ao BAFTA de melhor atriz, ao Critic Choice Awards de melhor atriz e mais alguns prêmios e venceu o Critic Choice Awards de melhor performance jovem.
Menções honrosas para Elizabeth Olsen e Emma Watson.