quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Performances: Top 5 da Anne Hathaway



Hoje vamos falar de uma das atrizes mais carismáticas que surgiu na década passada. Anne Hathaway é uma americana, que começou a fazer peças de teatro na adolescência e logo deslanchou em Hollywood. Anne é uma atriz completa, canta, atua, faz drama e comédia com facilidade, mas são poucas as performances em que ela realmente chega no ótimo/excelente e hoje vamos falar de suas cinco melhores performances.

Vencedora de 1 Oscar, 1 Globo de Ouro, 1 BAFTA, 1 SAG e 2 CCAs, Anne também venceu diversos prêmios da crítica especializada ao longo dos anos.

5 - Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Podem me julgar, mas eu adoro a Anne como Mulher Gato, Halle Berry que me desculpe, mas a Anne é perfeita para o papel. Foi indicada ao CCA de ação e para alguns prêmios da crítica (junto com a performance em Os Miseráveis)



4 - O Segredo de Brokeback Mountain

Nesse longa maravilhoso de Ang Lee, Anne brilha com um ótimo papel dramático, infelizmente não recebeu a atenção necessária,por já haver uma outra atriz coadjuvante bem superior no filme, em um ano onde a categoria estava forte, mas isso não tira o mérito da Anne não,ela está impecável, assim como o resto do elenco.



3 - Amor e Outras Drogas

Dirigida pelo excelente Edward Zwick, Anne faz um ótimo trabalho no papel de uma jovem artista diagnosticada com Parkinson. Além de formar uma dupla perfeita com o Jake, Anne faz ótimas cenas dramáticas e cômicas. Indicada ao Globo de Ouro na categoria de comédia,somos brindados com uma performance marcante.





2 - Os Miseráveis

Chegamos ao ápice de sua carreira, digamos assim, embora não seja a melhor performance da categoria no ano e nem a melhor da carreira de Hathaway, ainda sim é uma excelente performance. Anne tem toda a carga dramática necessária para sua personagem e ainda canta bem em uma das cenas mais marcantes do filme, quem não ama Fantine? Eu amo rs. Venceu o Oscar, o CCA, o Globo de Ouro, o BAFTA e o SAG de melhor atriz coadjuvante, além de diversos prêmios da crítica.



1 - O Casamento de Rachel

Estamos no fim da lista e com uma das minhas performances femininas favoritas da década passada. Anne faz uma performance acima da média, bem acima da média, na pele de uma problemática garotoa que visita a família para o casamento de sua irmã, embora o elenco de apoio também esteja ótimo, Anne está um passo a frente de todos, com uma carga dramática excelente e boas explosões, ignore o carisma que a atriz usou em performances de outros filmes, aqui ela é crua e dilaceradora. Embora Streep e Winslet estejam melhores que Hathaway, ela mereceu a indicação ao Oscar, Globo de Ouro, SAG e ao Independent Spirit Awards. Venceu o CCA de melhor atriz e diversos prêmios da crítica que recebeu.




Agora é esperar para ver Anne nos holofotes de novo




quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Review: Garota Exemplar

Gone Girl (Garota Exemplar - 2014)

Garota Exemplar é um suspense bem feito, com performances marcantes, uma direção afiada e uma protagonista bem acima da média.

O suspense é a adaptação de um livro homônimo. Nick e Amy são é casal estadunidense comum, que terão que se mudar de Nova York para Missouri, após descobrirem que a mãe de Nick está com câncer. No quinto aniversário de casamento dos dois, Amy é dada como desaparecida e uma busca frenética da polícia e de voluntários começa. Após evidências aparecerem, Nick é tido como o principal suspeito e uma série de reviravoltas começam a acontecer.



O que torna Garota Exemplar um filme tão excelente, é que tudo está bem alinhado, tudo está impecável, roteiro incrível, performances ótimas, trilha sonora excelente, montagem perfeita e uma direção afiadíssima do David Fincher, que se consolida como um dos melhores diretores da atualidade (embora eu não curta muito The Social Network).

David realiza um trabalho tão crível, tão acertado, tão perfeito, que fica difícil encontrar defeitos no filme, que embora não tenha o melhor final do mundo, é instigante do começo ao fim, a cada reviravolta meu coração acelerava. Quando se trata de personagens racionais, ele arrebenta, se todo diretor tem um ápice, Fincher chegou no dele.

O roteiro é bem amarrado, com suas reviravoltas incríveis, ficando melhor a cada dezena de minutos. Ainda não li o livro, mas já está na minha lista de desejos, Gillian Flynn que também é a autora do livro, realiza um ótimo trabalho como roteirista, nos prendendo até o último minuto.

Rosamund Pike pode até não ser muito conhecida do grande público (até agora), mas depois dessa incrível performance que recebeu indicação ao Oscar, Globo de Ouro, BAFTA, SAG e que venceu alguns prêmios da crítica, o rosto dela ficará marcado em nossas memórias. Rosamund tem uma carga dramática intensa e se entrega completamente a esse delicioso papel, nos brindando com uma performance acima da média e impecável. Ben Affleck também faz um bom trabalho aqui (afinal, fazer cara de bobo é com ele mesmo) e Carrie Coon também faz um ótimo trabalho.O elenco todo está excelente.

Como disse anteriormente, a edição e a trilha sonora estão perfeitas.

Garota Exemplar é um dos filmes do ano, um dos cinco melhores,inclusive, infelizmente o Oscar deu uma bela esnobada, mas isso não tira o brilho de um diretor em seu ápice, que construiu um filme redondinho, com tudo sintonizando muito bem, Hollywood clama por mais suspenses assim, grita, pede, suplica, mas o jeito é esperar o próximo filme de David Fincher, não é mesmo?

5/5

88% de Críticas positivas no Rotten Tomatoes
79/100 no Mettacritic






quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Performances: Top 5 da Jennifer Lawrence



Mais um top 5 de performances e hoje falaremos de Jennifer Lawrence, esse turbilhão que em 5 anos que tem sido o maior destaque dessa década, vencedora de 1 Oscar, 2 Globos de Ouro, 4 CCAs, 1 BAFTA, 2 SAGs, 1 Independent Spirit Awards e mais uma porção de prêmios da crítica, a nova queridinha de Hollywood mostrou que veio para ficar.

Se você é hater da garota (provavelmente fã de Crepúsculo) sugiro que nem continue lendo, pois qualquer cinéfilo decente, sabe que sobra em Lawrence qualidades que poucas atrizes jovens demonstraram nos últimos anos.

5. The Poker House

Jennifer tem o seu primeiro papel como protagonista e não deixou a desejar, muito pelo contrário, embora o filme não seja lá grandes coisas, Jennifer dá um show no papel da jovem Agnes, que tem que lidar com um mundo de prostituição, drogas e álcool, por culpa de sua mãe. As cenas finais são ótimas e Lawrence mostra uma boa carga dramática. Venceu o prêmio de melhor performance no festival de Los Angeles.



4. Trapaça.

Enquanto Trapaça é um filme massante, onde só as performances salvam, Jennifer dá um frescor ótimo para o filme, não deixa de lado sua boa carga dramática, mas também  mostra um lado mais cômico e divertido. Jennifer venceu diversos prêmios da crítica, 1 Globo de Ouro, 1 BAFTA e provavelmente ficou em segundo lugar na votação final do Oscar.



3. Jogos Vorazes

No sucesso de críticas e bilheteria, Jennifer é a protagonista da saga. Fazendo o papel da melhor heroína desde Sigourney em Alien, Lawrence trabalha como ninguém, as cenas com a Rue e o grito desesperado de "I Volunteer" provam que Jennifer não está brincando. Recebeu algumas indicações para prêmios da crítica, junto com O Lado Bom da Vida.



2. O Lado Bom da Vida

Chegamos a polêmica vitória de Lawrence no Oscar por esse papel, afinal, depois disso, os haters surgiram até do inferno para condenar a garota, já que comédia romântica não pode ser indicada ao Oscar (sqn), mas o roteiro de David e as performances afiadas deram em um resultado final excelente. Jennifer brilha, brilha e brilha de novo aqui, com sua carga dramática forte, seus diálogos intensos e suas caras e bocas que aqui, ficam na medida para a personagem. Venceu o Oscar,o Globo de Ouro, o SAG, o Independent Spirit Film Awards e mais uma porrada de prêmios da crítica e sim, mereceu.



1. Inverno da Alma.

Chegamos ao final da lista, Inverno da Alma é um ótimo suspense/drama em que Lawrence é a protagonista. Com uma performance crua e acima da média, Jennifer está impecável, de longe a melhor performance dela, com uma carga dramática incrível, uma força e um desespero que só Lawrence consegue transparecer em suas personagens. Indicada ao Oscar, Globo de Ouro, SAG, CCA, Independent Spirit Awards e vencedora de alguns prêmios da crítica, Lawrence aparece em Hollywood pela primeira vez



Gosta da diva? Pois eu também, e quero ver ela no Oscar novamente, hehe


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Performances: Atriz coadjuvante 2013

Como estamos na temporada 2014 de premiações, nada mais justo do que comentar um pouco sobre essa categoria no ano passado.

Quando os prêmios da crítica foram saindo e as indicações aos prêmios maiores também, tínhamos algumas certezas, Lupita Nyong'o e Jennifer Lawrence disputariam a estatueta dourada, Lupita levou grande parte dos prêmios da crítica e Lawrence levou quase a outra metade. Nas outras três vagas, Julia Roberts era o terceiro nome que surgia como certeza, June Squibb ocupava a quarta vaga e a quinta vaga parecia ser disputada entre Sally Hawkinx e Oprah Winfrey.

As indicadas ao Oscar saíram e Oprah ficou de fora da disputa. Seria um duelo direto entre Jennifer e Lupita, a primeira venceu o Globo de Ouro e o BAFTA, enquanto Lupita tinha vencido o CCA e o SAG.

Antes de comentar a ordem de performances, vou só fazer um adendo, Lili Taylor (Invocação do Mal) era a quinta melhor do ano e deveria ter entrado entre as cinco indicadas, na lugar da Sally, inclusive, mas foi ótimo ver a Academia indicar a Sally,ótimo mesmo



5 - Sally Hawkins - Blue Jasmine.

Adoro a Sally e ela fez um ótimo trabalho em Blue Jasmine, mas era a sexta do ano, então, poderia facilmente ter ficado de fora, mas ainda sim é um ótimo trabalho, afinal, não sumir ao lado de Cate nesse filme é algo difícil, e Sally está no mesmo nível.



4 - June Squibb - Nebraska

O top 4 está tão ótimo, tão acima da média, que qualquer um que vencesse eu estaria feliz. June faz um trabalho cômico maravilhoso, excelente mesmo, as melhores cenas do filme são com ela, quem não deu uma boa gargalhada com a velinha boca suja?




3 - Jennifer Lawrence - Trapaça

Pobre Miss Lawrence, tão odiada por cinéfilos teens e a fã base crepúsculo, por ser claramente melhor que a Kristen e o elenco todo da série juntos, que não pode fazer uma boa performance sem ser atacada de todos os lados. Em Trapaça, que não é lá um bom filme, Lawrence faz um ótimo trabalho novamente, alcançando a terceira indicação e mais uma vez estando no top 3 de sua categoria.



2 - Lupita Nyong'o - 12 Anos de Escravidão

A vencedora da noite deu um show em 12 Anos de Escravidão, com sua carga dramática intensa, Lupita encantou boa parte dos críticos e dos votantes da Academia e embora ela não seja a melhor da noite, faz um trabalho tão cru e intenso, que fica difícil não respeitar sua performance.



1 - Julia Roberts - Álbum de Família

Chegamos a melhor performance da categoria, mesmo que Roberts não seja coadjuvante em seu filme, a estatueta tinha que ser dela. Álbum de Família é o tipo de filme que vemos pelas performances e Julia é o nome do filme, dividindo a tela com o mostro Meryl Streep, Julia consegue se sobressair, com sua carga dramática bem empregada e dando vida a personagem como ninguém. Infelizmente Roberts não ganhou sua segunda estatueta, mas pelo menos foi indicada.



Foi um ano ótimo para a categoria, com quatro atrizes passíveis de vitória e uma quinta não tão atrás assim, semana que vem as indicadas desse ano saem, resta saber se serão tão boas quanto as do ano passado.