O ano terminou e o Cinéfilo Assombroso fez uma listinha com um top 10 dos melhores filmes lançados comercialmente no Brasil em 2016. Lembrando que eu ainda não consegui ver tudo o que eu queria, tô para ver Capitão Fantástico e A Criada e ainda falta muita coisa do Oscar que só vai chegar em janeiro/fevereiro.
1. A Chegada.
Ficção científica bem feita, com um roteiro muito bem adaptado, uma trilha sonora linda, uma fotografia incrível, com soluções visuais que apenas o Denis Villeneuve pensaria e com uma performance grandiosa de Amy Adams. Vale a pena assistir, assistir de novo, assistir novamente e se deliciar com essa história, com os pontos que se unem no terceiro ato e com as camadas dessa personagem incrível.
2. O Quarto de Jack.
Brie Larson e Jacob Tremblay nos mostram duas das melhores performances da década em um drama cheio de emoções, com um roteiro impecável e um arco dramático bem construído, O Quarto de Jack se torna um filme que emociona sem sentimentalismo barato.
3. Brooklyn.
Um drama romântico que é muito bem estruturado, mesmo que para muitos pareça com um tema banal, Brooklyn cumpre tudo o que se propõe e ainda entrega mais. Saoirse Ronan é grandiosa, assim como a produção do filme, que figurinos lindos, que trilha sonora incrível e que roteiro redondo.
4. Animais Noturnos.
Animais Noturnos é o tipo de filme que te faz pensar por dias naquela trama, naqueles personagens e naquele final. É um thriller intrigante que contém atuações incríveis, um design de produção cheio de estilo e um ritmo perfeito. Jake Gyllenhaal é um monstro em cena e sua performance poderia vencer o Oscar facilmente.
5. O Homem nas Trevas.
Realmente o nome original Don't Breathe é exatamente o que o filme é. O tempo todo eu fiquei na ponta da cadeira, a beira de um ataque cardíaco. Além de todo o espaço da casa ser muito bem explorado, as atuações são excelentes, o suspense é bem construído e a fotografia é maravilhosa,
6. A Bruxa.
Você vai ter a impressão de estar assistindo algo que não se pode assistir, essa é a principal característica desse terror fora do convencional, sem sustos previsíveis e sem os maneirismos nas atuações que costumamos ver nesse gênero. Com uma fotografia claustrofóbica, uma trrilha sonora incrível, um clímax bem construído e uma bela performance de Anya Taylor-Joy, A Bruxa é dos terrores mais memoráveis dessa década.
7. Aquarius
O filme nacional do ano, Kleber Mendonça Filho veio para ficar e eu mal posso esperar para seu próximo filme. O começo pode parecer arrastado, mas não se engane, Aquarius tem cara de filme europeu, um roteiro inteligente e uma linda performance de Sônia Braga.
8. Rua Cloverfield, 10
Mais um suspense muito bem ambientado, poucos personagens, uma casa e muitos enigmas para gente resolver. A dinâmica dos três personagens é muito bem aproveitada e John Goodman trabalha muito bem. Mary Elizabeth Winstead também constrói uma bela personagem. Assistam e fujam dos spoilers, vale a pena.
9. Creed - Nascido Para Lutar
Não é meu gênero favorito, confesso desde já, mas Creed tem algo especial, além da nostalgia, o plano sequência de uma das lutas é muito bem feito e o jogo de câmeras é excelente. Bela trilha-sonora e belas atuações. Stallone está esperando seu Oscar até agora.
10. Irmãs
A comédia teve ótimos filmes nos últimos anos, Missão Madrinha de Casamento, A espiã Que Sabia de Menos e Descompensada são ótimos exemplos. Irmãs é um filme que faz o básico bem feito, nada de um roteiro inovador, o filme tem seus clichês, mas Tina Fey e Amy Poehler são ótimas atrizes e tem uma química incrível, eu dei risada do começo ao fim e para mim, isso o que importa em um filme de comédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário