Um dos maiores fenômenos mundiais da literatura juvenil é a saga Harry Potter, que vendeu ao todo mais de 500 milhões de cópias pelo mundo todo. A autora J.K. Rowling se tornou uma celebridade e uma das autoras mais conceituadas nesse segmento. Hoje vamos falar sobre os filmes dessa franquia bilionária, que foram sucesso de crítica e de bilheteria, carregando fãs do mundo todo para os cinemas.
8. Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)
O quarto filme da franquia não é necessariamente ruim, mas também não é bom, é um filme médio, com erros e acertos, porém há um fator de desvantagem para Harry Potter e o Cálice de Fogo, ele é o sucessor de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, que é excelente. A decepção é grande, mas não é só pela expectativa alta, mas porque o filme não engrena, os dois primeiros atos são mornos, os esfeitos especiais são ruins e Daniel Radcliffe entrega uma performances fraca. O terceiro ato é bom e consegue terminar o filme de maneira descente, a mudança no tom fica clara e o filme consegue ter um clímax mais adulto satisfatório, mas comparado aos outros três filmes, falta qualidade técnica, uma direção mais presente e um ritmo mais fluido.
6.0/10
7. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)
Aqui um fato algo que também ocorreu no quarto filme da franquia, o terceiro ato é bem melhor do que o resto do filme. Harry Potter e o Enigma do Príncipe se preocupa muito com sub-tramas desnecessárias e que não ajudam no desenvolvimento dos personagens. Talvez seja o filme até aqui que mais assuma o tom sombrio, os acontecimentos finais são de dar arrepios e o final é excelente. A cena das varinhas para o alto ficou na história da franquia e é muito bonita.
7.0/10
6. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010)
Dando inicio a divisão de duas partes no último filme da franquia (Jogos Vorazes e Crepúsculo seguiram os mesmos passos), Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 sofre pelo seu ritmo lento e pela falta de acontecimentos grandiosos, já que deixaram tudo para a Parte 2, mesmo assim, o filme é bom, consegue intensificar a relação dos três protagonistas e criar um tensão bem construída para o que estar por vir, ainda que os filmes anteriores tenham um clima mais adulto, aqui realmente fica claro que a franquia não é mais para crianças e para pré-adolescentes, o que está por vir realmente é sério.
7.5/10
5. Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)
Sendo a sequência do primeiro filme da franquia, Harry Potter e a Câmara Secreta mantém o clima de aventura e traz alguns elementos novos para o Universo Harry Potter sem muitos problemas. Rony (Rupert Grint) tem bastante destaque e consegue se sobressair bem. O filme não arrisca muito, mas entrega um bom resultado, mesmo sendo inferior ao primeiro.
8.0/10
4. Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)
Seguindo a era mais sombria da franquia, Harry Potter e a Ordem da Fênix é um ótimo filme, todos os personagens adolescentes tem que resolver parte da trama sozinhos e isso é muito legal. O filme ainda conta com Dolores Jane Umbridge, uma das vilãs mais icônicas do milênio, interpretada muito bem por Imelda Staunton. O filme também possui ótimos efeitos especiais, a batalha entre Voldemort e Dumbledore é épica.
9.0/10
3. Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
Criar e estabelecer um Universo completamente novo é quase impossível, mas o primeiro filme da franquia fez isso com uma competência inimaginável. Mesmo que alguns elementos sejam introduzidos ao longo dos filmes, Harry Potter e a Pedra Filosofal deu vida ao Universo criado por J.K. Rowling sem errar em nada. Todos os personagens são apresentados muito bem, o trio de crianças geram uma empatia absurda, os elementos mágicos funcionam, a história e a aventura do Harry Potter são excelentes. Não tem o que tirar e nem por, é um filme muito bem feito.
10/10
2. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
O terceiro filme da franquia é responsável por trazer elementos um pouco mais obscuros para a franquia, há uma leve mudança de tom, ainda que continue sendo um filme aventuresco e para toda a família, não é mais um filme focado tanto no público infantil. Um dos principais responsáveis por isso é Alfonso Cuarón (Vencedor do Oscar de Melhor Direção por Gravidade em 2014). Afonso trouxe uma direção cheia de personalidade para o filme, uma pena ele ter dirigido apenas esse filme. O foco na Hermione também ajuda na somatória das qualidades, já que ela é de longe, a melhor atriz dos três protagonistas. O aprofundamento na vida de Harry Potter também é muito bom, não vou dar spoilers, mas seu personagem cresce muito nesse filme.
10/10
1. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011)
Encerrando com chave de ouro a franquia, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 traz cenas memoráveis. As sequências de ação, que são muitas, estão melhores que em todos os outros filmes, o ritmo frenético, os efeitos especiais, o roteiro, tudo dá muito certo. Cenas como a proteção do castelo com os feitiços ou do abraço do Harry com a Hermione são de arrancar lágrimas de qualquer um. Depois de ver a primeira parte de Relíquias da Morte, fica a impressão que a divisão é totalmente desnecessária, pela falta de acontecimentos, mas quando assistimos a segunda parte, acontece tantas coisas, o filme tem um ritmo tão assertivo, que realmente mais cenas aqui iriam atrapalhar. Por fim, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 cumpre o fechamento da franquia com muita excelência. Espero que daqui uns 8/9 anos, voltem com as histórias do Harry Potter com todos adultos e com mais histórias maravilhosas para serem contadas.
10/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário