segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Review: Três Anúncios Para Um Crime


Três Anúncios Para Um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri - 2018)

Três Anúncios Para Um Crime cresceu nas últimas semanas e se tornou um favorito ao prêmio principal do Oscar, além de firmar Frances McDormand como a favorita a vencer o prêmio de Melhor Atriz em um ano fortíssimo para a categoria. Nesse texto (sem spoilers) vou dizer se o filme é tudo isso mesmo e se vale a vitória da estatueta dourada mais cobiçada do cinema.

Mildred Hayes ( Frances McDormand) é uma mãe que teve a filha estuprada e assassinada de uma maneira brutal, após alguns meses sem o crime ser solucionado, ela aluga três outdoors em uma estrada abandonada cobrando responsabilidade e justiça. A polícia local trava uma briga com Hayes e o filme vai se desenrolando a partir daí.


Martin McDonagh (Seven Psychopaths) assume a direção e o roteiro do filme. A direção acerta principalmente na escalação dos atores, os personagens são complexos e todos os atores são bem dirigidos, Martin sabe boa parte do tempo o que quer extrair dos atores e faz isso muito bem.



O roteiro é ótimo e ágil, mas derrapa no último ato e no personagem do Sam Rockwell, o Oficial Dixon. O tom do filme é muito assertivo, o humor negro, as ironias e os momentos mais dramáticos são excelentes, principalmente nos dois primeiros atos, mas o roteiro têm uns deslizes nos últimos 20/30 minutos e o final do filme é péssimo. Há um tipo de redenção com um dos personagens que chega a ser ridícula. O personagem Dixon incomoda bastante, não pela sua personalidade desprezível, mas por ser mal escrito, há umas viradas de roteiro com ele que são péssimas.


A edição é muito boa, têm uns flashbacks que se unem muito com os dias atuais. A fotografia e a trilha sonora não comprometem o resultado final, mas não surpreendem, fazem o básico. 

Embora tenha vários elementos positivos, o filme é carregado nas costas por Frances McDormand, que entrega uma performance grandiosa, com um humor ácido e uma ironia gritante, mas que consegue transformar a dor de sua personagem em algo palpável, sem maneirismos e histeria, apenas com o olhar. Mesmo que não seja a melhor do ano, sua vitória será merecida, McDormand é uma das melhores atrizes de sua geração e todo reconhecimento das premiações é pouco.


Se Frances McDormand é um monstro em cena, os coadjuvantes masculinos são um arraso. Woody Harrelson faz o melhor trabalho masculino do elenco, seu personagem tem um dilema pessoal e mesmo sendo o principal acusado dos outdoors, consegue entender o drama de Mildred Hayes e tem seu próprio drama aprofundado no filme, sua performance é mais contida e ele consegue transparecer tudo com o olhar. Sam Rockwell faz milagres com seu péssimo personagem, ele têm várias nuances e sua personalidade muda ao longo do filme, mas ele dá conta do recado.  Sua vitória no Oscar não será merecida, mas ele está bem no papel. Lucas Hedges, John Hawkes e Peter Dinklage também são ótimos  coadjuvantes e cumprem bem os seus papéis.

Três Anúncios Para Um Crime tem um péssimo final, mas mesmo que termine com uma sensação de extrema decepção, não se pode esquecer os excelentes dois primeiros atos, do tom equilibrado e da atuação excepcional da Frances McDormand.

4.0/5

93% de críticas positivas no Rotten Tomatoes
88/100 no Mettacritic


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