Depois de uns meses afastado do Blog pela correria do dia-a-dia, vamos voltar a programação normal falando de algo que eu amo, Oscar. Após o Festival de Sundance e o Festival de Cannes, já temos especulações sobre atrizes e atores que podem chegar a principal premiação do cinema mundial como favoritos. Hoje vamos listar 22 candidatos a ocupar uma das 20 vagas de atuação no Oscar 2020.
22 - Anne Hathaway (2 indicações/ 1 vitória) - The Last Thing He Wanted
7 anos após sua vitória como Atriz Coadjuvante por Os Miseráveis, Anne Hathaway pode voltar a temporada de premiações pelo filme The Last Thing He Wanted, onde viverá uma jornalista que abandona a campanha presidencial para ir a uma ilha ajudar o pai em um acordo de negócios perigoso. Dirigido por Dee Rees (responsável por levar Mary J. Blige a primeira indicação ao Oscar de atuação por um filme da Neflix), o filme tem previsão de lançamento para o fim desse ano na Netflix.
21 - Will Smith (2 indicações / 0 vitória) - Gemini Man
Will Smith é conhecido por fazer péssimas escolhas em sua carreira, mas sabemos bem que ele é um bom ator e com o papel certo, pode entregar algo acima da média. Em Gemini Man, ele será um assassino velho, que tem um clone encomendado para assassiná-lo. Embora a sinopse pareça batida, o filme é dirigido por Ang Lee, que venceu o Oscar de direção duas vezes (As Aventuras de Pi e O Segredo de Brokeback Mountain). Mesmo que a Academia não costume indicar performances de filmes de ação e o último projeto de Ang Lee tenha sido um fracasso, talvez Will consiga sua terceira indicação.
20. Anna Paquin (1 indicação / 1 vitória) - O Irlandês
Uma das vencedoras mais jovens do Oscar de todos os tempos (11 anos por seu papel em O Piano), pode voltar a ver seu nome entre as indicadas novamente . O Irlandês, filme de Martin Scorsese, um dos maiores diretores de todos os tempos e que sempre aparece no Oscar, é o projeto mais ambicioso na Netflix e talvez seja o filme mais aguardado do ano. Mesmo que as mulheres não tenham muito destaque em seus filmes, Paquin será a filha de Robert de Niro.
19. Adam Sandler (0 indicação) - Uncut Gems
Embora 80% dos filmes do Adam Sandler sejam ruins e ele atue no piloto automático, sabemos bem que quando ele é em dirigido, entrega performances acima da média, como em Embriagados de Amor e Os Meyerowitz: Família Não se Escolhe (Histórias Novas e Selecionadas). Em Uncut Gems, Sandler será um dono de joalheria que terá que se virar para pagar dívidas altas de mercadorias que foram retiradas dos seus vendedores. O filme será dirigido pelos Irmãos Safdie (que são responsáveis pelo excelente Bom Comportamento) e distribuído pela A24, que de uns tempos para cá vem pintando nas premiações com seus filmes independentes.
18. Laura Dern (2 indicações / 0 vitória) - Little Woman ou Filme Sem Título do Noah Baumbach
Além de estar sendo muito elogiada pela segunda temporada de Big Little Lies, Laura Dern têm dois papéis coadjuvantes em potencial para chegar a sua terceira indicação ao Oscar. Little Woman tem uma elenco estrelado e marca o segundo filme da Greta Gerwig (Lady Bird), O segundo é um novo projeto do Noah Baumbach, ainda sem título, que chega na Netflix no fim do ano.
17. Anthony Hopkins (4 indicações / 1 vitória) - The Pope
Longe do Oscar há mais de 20 anos, Anthony Hopkins pode voltar a ser indicado interpretando o Papo Bento XVI em The Pope, mais um filme da Netflix com potencial para premiações. O filme será dirigido por Fernando Meirelles, brasileiro que foi indicado ao Oscar de direção pelo excelente Cidade de Deus.
16. Awkwafina (0 indicação) - The Farewell
Ovacionado em Sundance, The Farewell conta a história de uma família de uma senhora, que descobre que ela tem poucas semanas de vida e arranja um casamento de última hora para que todos possam ver a senhora pela última vez. Awkwafina foi altamente elogiada por sua performance cômica e sua presença no Globo de Ouro de Melhor Atriz de Comédia está quase certa, resta saber se o Oscar comprará essa ideia.
15. Taron Egerton (0 indicação) - Rocketman
Após a vitória (horrorosa) do Rami Malek interpretando o icônico Freddie Mercury, o nome do Taron começou a aparecer, já que Rocketman mostra a trajetória do Elton John. Após sua exibição em Cannes e os altos elogios para o ator, é bem provável que ele figure entre os indicados, mesmo que o filme não tenha feito metade do sucesso que Bohemian Rhapsody fez.
14. Renée Zellweger (3 indicações / 1 vitória) - Judy
Interpretando um dos maiores ícones de Hollywood, Renée Zellweger pode voltar aos holofotes, após uma década e meia da sua vitória horrorosa como coadjuvante em Cold Mountain. Em Judy, Zellweger dará vida a atriz Judy Garland, que ficou muito famosa ao fazer musicais.
13. Tom Hanks (5 indicações / 2 vitórias) - A Beautiful Day in the Neighborhood
Após bater na trave três vezes (Capitão Phillips, Sully e The Post), Tom Hanks pode voltar ao Oscar na categoria principal. Dirigido por Marielle Heller (Poderia Me Perdoar?), A Beautiful Day in the Neighborhood conta a história da amizade de um apresentador infantil muito famoso (Hanks) com um jornalista.
12. Octavia Spencer (3 indicações / 1 vitória) - Luce
Mais uma vez como coadjuvante, Octavia Spencer foi muito elogiada em Sundance pelo seu papel em Luce, como a professora de um aluno exemplar, mas que descobre um artigo político escrito por ele, que revela traços obscuros de sua personalidade desencadeando uma série de situações negativas na vida de todos os envolvidos.
11. Adam Driver (1 indicação/ 0 vitória) - The Report
Adam Driver é um dos atores do momento, com sucessos em seu currículo e performances elogiadas pela crítica especializada. Em The Report ele interpreta o funcionário do Senado Daniel Jones, que lidera uma investigação sobre o Programa de Detenção e Interrogatório da CIA. O filme foi muito elogiado em Sundance e ele está cotado para a categoria principal de atuação.
10. Charlize Theron (2 indicações / 1 vitória) - Filme sem título do Jay Roach
Responsável por uma das melhores performances do milênio (em Monster), Charlize Theron pode voltar ao Oscar após mais de uma década da sua última indicação, após bater na trave com Jovens Adultos e Mad Max: Estrada da Fúria. No filme ainda sem título, Charlize será a jornalista da Fox News Megyn Kelly, uma das vítimas do Roger Ailes, um dos chefes da emissora que assediou várias mulheres. O filme será lançado pela Amazon no fim do ano e só pela caracterização impecável da Charlize, sabemos que ela pode chegar ao Oscar de Melhor Atriz facilmente.
09. Al Pacino (8 indicações / 1 vitória) - O Irlandês ou Era Uma Vez em Hollywood
Um dos maiores atores de sua geração pode ser indicado novamente ao Oscar quase 30 anos após sua última indicação, resta saber se será pelo badalado filme de Quentin Tarantino, que tem um elenco masculino enorme, ou pelo projeto ambicioso da Netflix, que marca a parceria importante do serviço de streaming com o Martin Scorsese.
08. Saoirse Ronan (3 indicações / 0 vitória) - Little Woman
Protagonista de um filme recheado de estrelas, Saoirse Ronan entregou um dos melhores trabalhos femininos dos últimos anos na parceria de sucesso com Greta Gerwig, Lady Bird. Na releitura de Little Woman, As irmãs March enfrentam problemas crescentes como falta de dinheiro, tragédias familiares e rivalidades românticas na Massachusetts de meados do século 19.
07. Antonio Banderas (0 vitória) - Dor e Glória
Vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, Antonio Banderas já chega na temporada de premiações como um dos favoritos. Dirigido por Pedro Almodóvar, Dor e Glória conta a história de um diretor de cinema em declínio, que resolve escrever sobre suas memórias de infância, passando pelo adolescência e pelo auge de sua carreira.
06. Meryl Streep (21 indicações / 3 vitórias) - The Laundromat ou Little Woman
Falou em Oscar, falou em Meryl Streep, correto? A atriz mais indicada de todos os tempos pode chegar ao Oscar por dois filmes esse ano, em duas categorias diferentes, mas as maiores chances são com The Laundromat, novo projeto de Steven Soderbergh, no qual ela interpreta a líder de um grupo de jornalistas, que descobre um esquema milionário que liga figuras políticas a fraude de impostos.
05. Leonardo DiCaprio (5 indicações / 1 vitória) - Era Uma Vez em Hollywood
Após a recepção acalorada para sua interpretação no Festival de Cannes, Leonardo pode retornar ao Oscar 4 anos após sua tão esperada vitória. Em Era Uma Vez em Hollywood, ele interpreta um ator no início de carreira que tenta de todas as formas se tornar famoso.
04. Cynthia Erivo (0 indicação) - Harriet
Em mais de 80 anos de existência, apenas uma atriz negra venceu a categoria principal de atuação no Oscar, isso mesmo, apenas uma negra venceu a categoria de Melhor Atriz, mas Erivo vem aí e pode quebrar essa barreira. Em Harriet, Eviro fará Harriet Tubman, uma ativista política que foi escrava, se libertou e ajudou a libertar outros escravos.
03. Robert De Niro (7 indicações / 2 vitórias) - O Irlandês
Em O Irlandês, Robert será um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.
02. Annette Bening (4 indicações / 0 vitória) - The Report
Uma das possíveis candidatas na categoria de coadjuvante, Anette já tem quatro indicações ao Oscar, mas nunca venceu. Em The Report, filme sobre uma investigação sobre o Programa de Detenção e Interrogatório da CIA, ela interpreta uma política. Sua performance foi muito elogiada em Sundance e a vitória na categoria já é dada como certa.
01. Brad Pitt (3 indicações / 0 vitória) - Era Uma Vez em Hollywood
Com um elenco estrelado, Brad Pitt foi o mais elogiado em Era Uma Vez em Hollywood, no filme, ele é um veterano de guerra que tenta ajudar um ator ao ser seu dublê. Provavelmente, ele irá como coadjuvante e o Leonardo como principal e sua indicação como coadjuvante é quase certa, como ele já foi indicado três vezes nas categorias de atuação e nunca venceu, é um dos favoritos a colocar as mãos na estatueta dourada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário