quinta-feira, 13 de julho de 2017

Review: Homem-Aranha: De Volta ao Lar


Homem Aranha: De Volta ao Lar (Spider-Man: Homecoming - 2017)

O Homem Aranha é um dos personagens mais populares de todos os tempos. Em pouco mais de uma década, já ganhou 5 filmes solos e dois atores diferentes já interpretaram o herói, pois bem, a Marvel em parceria com a Sony está lançando o sexto filme solo do Peter Parker, que mesmo sem inovar, consegue ser melhor que os cinco filmes anteriores.



Jon Watts dirige o filme e um dos seus maiores acertos é a dinâmica que elenco tem e os arcos dramáticos que ele constrói à partir do roteiro bem estruturado. O tom do filme é extremamente assertivo, ele é muito bem equilibrado. Usa os alívios cômicos na hora certa e faz as piadas em um timing perfeito, elas não são cansativas como na maioria dos filmes da Marvel e nem entram fora de hora como vemos nos filmes dos Vingadores.



A falta de experiência de Jon Watts com cenas de ação é clara e fica evidente nas cenas mais complexas do filme. A cena do avião tinha tudo para ser épica, mas a falta de sensibilidade para usar o CGI e a confusão visual deixa estampado que Watts não serve para dirigir cenas grandiosas de ação. Aliás, esse é um defeito do filme, faltam cenas de ação, o embate entre o Homem-Aranha e o Abutre é pífio, mas como disse lá em cima, as cenas de ação não são o que importa em Homem Aranha: De Volta ao Lar.

Um ponto positivo do filme é a diversidade do elenco. A gente vê isso de forma natural, tanto na escola, quanto na gangue do Abutre, não é algo panfletado, o elenco diverso está lá, é presente e isso é muito importante. Os alunos não são muito estereotipados, com exceção de Ned, amigo do Peter, que é exagerado no quesito bobão, os outros adolescente são críveis.


Se algumas cenas de ação tem o CGI mal utilizado, a maneira como o uniforme interage com o Homem Aranha é muito divertida, eles usaram muito bem os efeitos no uniforme tecnológico.

Quanto ao elenco, os atores oscilam. Tom Holland é excelente, quem viu O Impossível ou How I Live Now sabe do que eu estou falando e aqui, ela deixa os dois outros Peter Parker no chinelo. Já o vilão Abutre é mal interpretado por Michael Keaton. Keaton entrega uma performance super afetada e exagerada, mesmo que tenha seus motivos explicados, fica extremamente caricato. Marisa Tomei é uma atriz excelente (assistam O Lutador), mas é completamente mal aproveitada aqui. Além de ter piadas sexistas relacionadas a sua personagem, a sexualização disfarçada de charme deixam a Tia May ridicularizada. Robert Downey Jr. cumpre seu papel muito bem, ele aparece pouco, mas quando aparece, interage super bem com o Holland, mostrando maturidade e um timing cômico excelente. O restante do elenco entrega um bom trabalho. O restante do elenco entrega um bom trabalho.



Homem Aranha: De Volta ao Lar têm seus deslizes, mas é um filme divertido, com adolescentes retratados de maneira realista e com um tom cômico bom.

3.5/5

93% de críticas positivas no Rotten Tomatoes
73/100 no MettaCritic



Nenhum comentário:

Postar um comentário