terça-feira, 29 de agosto de 2017

Diretor: Top 5 do Alexander Payne


Hoje vamos falar de um diretor, roteirista e produtor que é muito querido em Hollywood, Alexander Payne. Seus filmes conseguem mesclar muito bem drama e humor, sempre com um roteiro afiado e com ótimas performances. Os seis filmes que Payne dirigiu até agora acumulam mais de U$ 420.000.000,00 em bilheteria e todos tem aprovação dos críticos. Como roteirista, venceu dois Oscars, ambos por roteiros adaptados, e como diretor soma 3 indicações ao Oscar e duas vitórias no Independent Spirit Aawrds. Com sua carreira consagrada e estabilizada, Payne terá seu novo filme abrindo o Festival de Veneza esse ano. Downsizing já é um dos filmes mais aguardados da temporada de premiações e está figurando entre as primeiras previsões do próximo Oscar, seu elenco estrelado conta com Matt Damon, Kristen Wiig, Alec Baldwin, Neil Patrick Harris, Bruce Willis, Laura Dern e Christoph Waltz.

Todos os filmes do Alexander Payne são bons, não há grandes diferenças aqui, principalmente nos quatro primeiros lugares.

5. Eleição (2009)



Seu segundo filme foi mal na bilheteria, mas agradou muito os críticos. Eleição é aquele tipo de filme que ou você ama, ou odeia, mas percebam a crítica inteligente que Payne faz ao sistema eleitoral americano e a performance excelente que ele arranca de Reese Witherspoon. Alexander Payne ganhou o Indepent Spirit Awards de melhor diretor e foi indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado.


4. Sideways - Entre Umas e Outras (2004)


Um dos seus filmes mais celebrados pelos críticos, Sideways também tem críticas ácidas ao Governo Americano, mas o que chama atenção aqui, além da forma como Payne filma, é a construção cuidadosa de seus personagens. Em seus roteiros, ele sempre encontra um equilíbrio perfeito entre comédia e drama, retratando com realidade nossos sentimentos. Venceu um Oscar de melhor roteiro adaptado e foi indicado na categoria de direção. Também venceu um Independent Spirit Awards como melhor diretor.

3. As Confissões de Schmidt (2002)


Conhecido por seu talento para emocionar seus telespectadores sem nunca deixar o humor de lado, Alexander Payne mais uma vez centraliza seu filme na emoções de seu protagonista, aqui, vivido com excelência por Jack Nicholson. As Confissões de Schmidt é um filme tocante que merecia mais atenção nas premiações do que realmente teve. Payne venceu o Globo de Ouro de melhor roteiro ao lado do seu colaborador fiel Jim Taylor.

2. Nebraska (2013)


Nebraska é uma comédia, onde mais uma vez, nos vemos apegados aos personagens principais, interpretados muito bem por Bruce Dern e June Squibb, ambos indicados ao Oscar. Nebraska não é nem um pouco convencional, a começar por ser todo em preto e branco, com um ar de comédia dos anos 30. Outro ponto diferente é seu ritmo, ele começa um pouco lento, mas logo a curiosidade de saber o final daquela "jornada" te coloca dentro da história e os minutos passam voando. Payne recebeu indicações ao Oscar, Globo de Ouro e Independent Spirit Awards pelo seu trabalho na direção.

1. Os Descendentes (2011)


Os Descendentes tinha tudo para dar errado, premissa morna, George Clooney como protagonista, uma atriz estreante com papel fundamental na trama, mas Alexander Payne, em seu auge, conseguiu virar tudo isso a seu favor. Ele deveria receber um Oscar de direção só por arrancar uma performance descente do George Clooney (risos), mas falando sério, tudo em Os Descendentes é excelente. Payne escreveu um roteiro humano, que consegue tirar risos e lágrimas em uma mesma cena. Como sempre, a direção de atores também é excelente, poucas vezes vemos George Clooney trabalhar tão bem. Payne venceu mais um Oscar como roteirista e foi indicado ao Oscar de Direção.











Nenhum comentário:

Postar um comentário