Elysium (2013)
Elysium é um filme que divide muitas opiniões, dos críticos e do público em geral, o excesso de melodrama e alguns personagens falhos, acabam deixando o filme morno.
A trama é contada à partir de duas civilizações, em um futuro um pouco distante, uma muito rica, com tecnologia avançada, que vive aos redores da Terra, e a outra, na Terra, que é muito pobre, sem infraestrutura, lembrando um grande e sujo favelão (a rica e a pobre, que original). Max da Costa (Matt Damon) sofre um acidente onde trabalha e é exposto a uma dose alta de radiação e se não for curado em Elysium, morrerá depressa, e tudo começa a se desenrolar daí.
O diretor Neill Blomkamp, realizou um trabalho magnífico em Distrito 9, então, muita expectativa girou em torno de Elysium, mas o filme não foi tão bom quanto Distrito 9 e mesmo que ainda contenha uma dose de "olhem para os problemas sociais", não é aprofundado. O filme todo é tratado de maneira superficial, com um drama desnecessário em trono do Max. Blomkamp cria personagens sem graça e que não tem e nem criam vínculo com o público, mas ainda mostra que nas cenas de ação, o filme consegue ter resultados positivos. Os efeitos especiais são bons, assim como a fotografia e os efeitos sonoros,
Matt Damon realiza um bom trabalho, mesmo com seu personagem frágil, mas destaque do filme, vai para a brasileira Alice Braga, que atua na medida. Jodie Foster faz uma performance fraca,prejudicada pela sua personagem caricata ao extremo, as vezes eu esquecia que era a Jodie ali, parecia mais um robô mal maquiado. Wagner Moura realiza sua estreia em um filme americano, mas também prejudicado pelo seu personagem, faz uma construção mal feita do mesmo, caricato demais, estérico demais, que acaba se tornando chato demais. Sharlto Copley realiza um bom trabalho, um vilão convincente, feroz e diabólico.
Elysium é um filme médio, com peformances fracas e cenas de ação bem feitas, que veio para provar que dos brasileiros que estão construindo uma carreira no exterior, Alice braga é de longe a melhor, Neill provou que pode levar dois atores bons para o buraco, com seus excessos, mas que ainda pode fazer bons filmes, o jeito e esperar opróximo, já que Elysium,poderia ter sido melhor.
2.5/5
Wagner e Matt, dois monstros de cinema, prejudicados pelos seus personagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário