Chegamos ao fim da temporada de premiações de 2017. O Oscar, conhecido como a principal premiação do cinema mundial, acontece hoje e como é de costume, vou falar um pouco da principal categoria da noite, ranquear os melhores filmes indicados e dizer quais filmes ficaram de fora injustamente.
Melhor Filme
Sempre com a possibilidade de ter até 10 indicados nessa categoria, esse ano tivemos 9 escolhidos como os melhores filmes de 2017. Do melhor para o pior, vou comentar um pouco sobre os nove indicados e dizer quem eu gostaria de ver nessa lista.
9. Trama Fantasma
Paul Thomas Anderson já dirigiu e escreveu filmes incríveis (Sangue Negro, O Mestre, Embriagados de Amor) e geralmente, os seus filmes unem roteiros ousados, personagens ótimos e uma direção cheia de personalidade, mas algo azedou em Trama Fantasma. Ainda que tenha alguns aspectos técnicos impecáveis (figurino e fotografia), Trama Fantasma tem personagens desinteressantes, um roteiro massante e cenas intermináveis.
3.5/10
8. O Destino de Uma Nação
Muito celebrado pela Academia, O Destino de Uma Nação possui várias qualidades, entre elas a maquiagem, a trilha sonora e a atuação de Gary Oldman, que mesmo não sendo o melhor entre os indicados, entrega um trabalho bastante satisfatório, ainda sim, o filme não cria conexão nenhuma com o telespectador, mesmo que o diretor tente usar isso em uma trilha sonora bonita e em uma cena pífia no metrô. Você sente uma distância dos acontecimentos e realmente não se importa muito com o destino daquela nação.
6.5/10
7. The Post - A Guerra Secreta
Falar que Steven Spielberg é um dos maiores diretores vivos é chover no molhado, mas a maioria dos seus últimos filmes não empolgaram, bom, parece que The Post veio para mudar um pouco isso. O filme consegue criar um clímax e você torce para a imprensa e para os jornalistas, o roteiro dá a agilidade necessária sem que você se perca nos muitos acontecimentos do filme. Meryl Streep está ótima como sempre, mas ainda sim não indicaria ela em um ano que Jennifer Lawrence (Mãe) e Vicky Krieps (Trama Fantasma) ficaram de fora. Embora The Post tenha uma previsibilidade que incomode, entre os indicados é o que mais tem "cara de Oscar", só que em um ano onde temos um terror com temas raciais, uma comédia sobre amadurecimento feminino e uma fábula fantasiosa entre os indicados, The Post perde feio.
7.0/10
6. A Forma da Água
Um dos favoritos a vencer a estatueta dourada, A Forma da Água tem uma interpretação única de Sally Hawkins, uma trilha sonora belíssima, uma identidade visual forte (sempre presente nos filmes do Del Toro) e várias metáforas interessantes, mas alguns uns furos de roteiro aqui e umas mentirinhas ali tiram um pouco do brilho do filme.
7.0/10
5. Dunkirk
Claramente umas das experiências cinematográficas mais emocionantes do ano passado, Dunkirk tem uma trilha única, além de ter uma edição ótima e efeitos especiais bem utilizados, mas o que faz o filme não estar no topo da lista então? O ritmo lento e cansativo, o elenco fraco e a falta de empatia por qualquer um dos personagens. O saldo é positivo, mas Dunkirk poderia ter sido muito melhor.
7.5/10
4. Três Anúncios Para Um Crime
Favorito a vencer o principal prêmio da noite, Três Anúncios Par Um Crime decai muito no terceiro ato, já que os dois primeiros são excelentes, ágeis, equilibrados entre o humor negro e os momentos dramáticos, mas o terceiro ato confuso e mal escrito e o rumo que o personagem do Sam Rocwell toma são pontos negativos. Frances McDormand não é a melhor do ano, mas não vou reclamar do seu Oscar, ela está muito bem, a sua dor é passada apenas com o olhar e as tiradas que ela tem são excelentes.
8.0/10
3. Corra
Corra é um fenômeno de críticas e de bilheteria, conseguiu se manter na cabeça e na boca dos votantes de fevereiro do ano passado até agora, só por isso já merece uma porção de prêmios, mas além de ser um sucesso instantâneo, mas o que realmente impressiona é o roteiro do filme, é um suspense dramático com toques de humor que te prende do início ao fim. Com um elenco afiado e uma trilha sonora ótima, Corra mereceu sua indicação e que venha mais filmes de gênero tão bons assim.
9.0/10
1. Me Chame Pelo Seu Nome e Lady Bird (empate)
Como disse no post anterior que dediquei a esses dois belos filmes, eu dividiria o prêmio principal da noite com essas duas belezuras aqui sem pestanejar. A verdade é que ambos os filmes tem muito em comum, a começar pela sensibilidade dos roteiros, que criam personagens reais, em situações reais, interpretados muito bem pelos ótimos elencos.
Me Chame Pelo Seu Nome merecia vencer o prêmio de ator para Timothée Chalamet, que entrega uma performance cheia de nuances, que consegue captar exatamente o que se passa na cabeça de um adolescente que está descobrindo sua sexualidade e se apaixonando pela primeira vez, mas sabemos que isso não vi acontecer, mas a verdade é que o filme merecia vencer em todas as categorias que foi indicado, já que consegue ir bem em tudo o que se propõe, desde o roteiro sensível, até a ótima química de Timothée com Armie, passando pela bela trilha sonora e pela fotografia excelente.
10/10
Lady Bird é um filme completamente real, é sobre o amadurecimento feminino, sobre as relações contraditórias de uma mãe com uma filha, sobre as descobertas da adolescência, primeiro amor, amizades, inserção no mercado de trabalho e frustrações. Greta sabe exatamente o que quer e não poderia ter acertado mais em sua direção e no seu roteiro. Saoirse Ronan e Laurie Metcalf dão um show a parte e fazem com que cada cena seja única. É um filme sobre identificação, sobre as inseguranças que a juventude nos traz e principalmente, sobre uma garota comum que tem todos os seus sentimentos potencializados pela pouca idade.
10/10
Os esquecidos:
Não vou me prolongar aqui, mas ao contrário dos indicados, não vou ranquear e nem falar nada sobre esses filmes, mas como é um ano bom, com vários filmes que poderiam ser indicados, não considere injustiças gigantescas.
Mãe - (Filme, Direção, Atriz, Atriz Coadjuvante, Efeitos Especiais, Edição e Fotografia)
Okja - (Filme, Edição e Efeitos Especiais)
Logan - (Filme, Ator e Ator Coadjuvante)
Ao Cair da Noite (Filme, Roteiro, Trilha Sonora e Ator Coadjuvante)
Projeto Flórida ( Filme, Fotografia e Roteiro Original)
Nenhum comentário:
Postar um comentário