terça-feira, 4 de julho de 2017

Logan ou Mulher Maravilha?


Há quase uma década, a indústria cinematográfica foi tomada por uma onda de filmes feito baseados em HQs de super heróis, que vem crescendo a cada ano. Por mais que muita gente torça o nariz, a verdade é que os filmes de heróis fazem a alegria de todos que gostam de bons filmes, com cenas de ação bem coreografadas, efeitos especiais incríveis e continuidade em Universos Cinematográficos grandiosos.

O ano chegou na metade e tivemos dois filmes que se destacaram muito dentro desse gênero de herói. Embora um seja muito diferente do outro, ambos foram muito bem de crítica e de bilheteria e o burburinho sobre a possibilidade dos dois chegarem nas premiações é grande. Hoje vou comentar um pouco sobre os dois e esclarecer as chances que eles têm (ou não) de chegarem ao Oscar e as outras premiações.

Logan


Com uma nota 77 no Mettacritic, Logan surgiu como um alívio para o gênero, que há tempos não recebia um filme nesse nível. Logan é muito mais que um rótulo dito como de herói, é um filme muito bem feito, com performances ótimas, fotografia excelente e um roteiro estruturado. O filme é para maiores e isso dá liberdade para algumas cenas serem bem violentas e realmente elas são. Por mais que as cenas de ação sejam muito boas, a preciosidade de Logan é na relação familiar, nos diálogos, na interação que o Logan tem com o Professor Xavier ou com a Laura e da relação da Laura com o Professor Xavier. Na cena do jantar, ou no fim do filme quando Logan se despede de Laura, ali, nas cenas mais minimalistas que Logan mostra a que veio. Eu acho bem difícil o filme chegar nas premiações em categorias grandes, mas vale a torcida né? Poderia entrar em:

Fotografia
Roteiro Adaptado
Ator (Hugh Jackman)
Ator Coadjuvante (Patrick Stewart)
Maquiagem
Filme



Mulher-Maravilha


Com uma nota 76 no Mettacritic, Mulher-Maravilha surpreendeu todo mundo quando conseguiu fazer um filme desse Universo Cinematográfico da DC agradar os críticos e o público. O sucesso instantâneo do filme pode ser creditado a sensibilidade de de Patty Jenkins e ao carisma de Gal Gadot. As qualidades do filme são muitas, vai desde à química inegável de Gal Gadot e Chris Pine, ao tom assertivo que mescla ação, comédia, drama e romance, a produção impecável do filme (exceto pelo terceiro ato), as cenas de ação empolgantes e a construção perfeita dos seus personagens. Se Logan já era conhecido e já tinha ganhado filmes solos, Mulher-Maravilha tinha que introduzir a mitologia para o público e apresentar a história da heroína mais famosa do mundo. Mesmo com seus deslizes no terceiro ato, Mulher-Maravilha é um filme excelente que pode chegar as grandes premiações do cinema mundial. Embora seja difícil, as indicações poderiam ser em:

Design de Produção
Efeitos Especiais
Figurino
Filme


Por mais que essas indicações sejam difíceis de acontecer, o sub-gênero de herói ganhou dois filmes excelentes que não são do Universo Cinematográfico da Marvel, que anda fazendo mais do mesmo e que vai ter que correr por fora se quiser ter chances de competir com esses dois filmes excelentes.

Ainda acho Logan um pouco superior a Mulher-Maravilha, ambos têm alguns pequenos defeitos, mas são surpreendentemente ótimos!

E aí Oscar, vai se render aos heróis?



Nenhum comentário:

Postar um comentário