segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Review: Megarrromântico


Megarrromântico (Isn't It Romantic - 2019)

O gênero de comédia-romântica geralmente é ame ou odeie, existe uma legião enorme de fãs que amam e acompanham os filmes, ainda que recheado de previsibilidades, mas algumas pessoas torcem o nariz e detestam. Megarrromântico consegue atingir os dois públicos, por satirizar as comédias-românticas, sem nunca deixar de ser uma.

Natalie (Rebel Wilson) é uma arquiteta que não é reconhecida no trabalho e que não se dá bem no amor. Com uma personalidade engraçada e pessimista, sua vida vira um filme de comédia-romântica clichê depois que ela bate a cabeça no meio de um assalto.



O filme acaba sendo uma sátira do próprio gênero, que têm inúmeros clichês inseridos na vida de Natalie, como números musicais, o namorado padrão e a falta de palavrões. O roteiro, escrito genuinamente por três mulheres, acerta em desconstruir todos os padrões que são impostos nos clássicos de comédia romântica, sem tirar a mensagem positiva, o clímax romântico e um casal apaixonado. O padrão de beleza é questionado, a positividade exacerbada também e a Nova York glamurosa que estamos acostumados a ver, é mostrada como uma cidade grande suja e fedorenta.



O roteiro é inteligente, o humor funciona bem, tanto pelas piadas rápidas, quanto pelas situações engraçadas e ele aponta todos os péssimos hábitos que existem nas comédias românticas clássicas, mas nunca perde o tom leve. Existe uma frase no terceiro ato, que a razão que pode salvar a Natalie daquela realidade de estar em um filme de comédia romântica que é simples, mas é uma frase tão bem usada e tão tocante, que aponta Megarrromântico como um filme que tem algo a dizer, tem conteúdo, têm camadas. Uma ou outra frase da Natalie é sem graça, mas nada que comprometa muito as qualidades cômicas do roteiro.


Rebel Wilson parece sempre estar no piloto automático, ela é boa comediante, mas sempre fica na sua zona de conforto. Aqui ela tá bem, consegue acompanhar as mudanças da sua personagem sem nunca perder o carisma e usa seu talento para humor em quase todas as cenas. Ela tem uma química ótima com o Adam DeVine, seu colega de trabalho, que também está bem no papel. Liam Hemsworth está engraçado, mas também fica a impressão dele só saber fazer esse tipo de papel, ele convence como o galã desajeitado e divertido, mas não surpreende ou rouba a cena em nenhum momento.


Megarrromântico é uma comédia-romântica que satiriza outras comédias-românticas sem se colocar acima de nenhuma delas. Mantém a parte boa do gênero que é a vibe alegre, leve e o romantismo otimista, mas tira o que quase todas tem de ruim, que é a ideia que apenas as pessoas perfeitas podem ser plenamente felizes no amor, colocando sempre protagonistas padrões.

4.0/5

60/100 no Metacritic 
70% de críticas positivas no Rotten Tomatoes





2 comentários: