domingo, 9 de fevereiro de 2020

Especial: Ranking de Melhor Filme do Oscar 2020


Daqui a pouco a premiação mais tradicional e importante do cinema mundial vai revelar os vencedores das 24 categorias. O Oscar de Melhor Filme é sempre muito concorrido e esse ano, a disputa está entre 1917 e Parasita. Hoje eu vou fazer um ranking com os 9 filmes indicados na categoria, que está bem acima da média e repleta de bons filmes.


9 - Era uma Vez em... Hollywood


Quentin Tarantino é um diretor cheio de personalidade e que sempre entrega filmes ótimos, mas Era uma Vez em... Hollywood é o pior filme do do seu currículo. Mesmo com o elenco estrelado, a direção de arte impecável e um terceiro ato incrível, "boring" é a palavra que melhor define o filme, que têm uma história desinteressante, com ritmo massante e que sub-aproveita uma atriz do nível da Margot Robbie. Leonardo DiCaprio está excelente e mereceu a indicação a Melhor Ator, mas o Brad Pitt vai vencer o Oscar de Ator Coadjuvante com a façanha de ser o mais fraco da categoria e em um ano que ele entregou um trabalho de atuação perfeita em Ad Astra. Uma pena, Tarantino não costuma decepcionar, mas dessa vez, ele errou bastante a mão.

4.0/10

8 - O Irlandês


Parace irônico os dois diretores mais premiados da seleção da categoria esse ano, entregarem os filmes mais fracos dessa categoria. Que Martin Scorsese é um gênio, ninguém pode negar, mas  fez um filme que não trata bem nenhuma personagem feminina (e tinha material pra isso), além de se arrastar em quase 4 horas desnecessárias, cheias de momentos sonolentos e a edição não ajuda, mas têm alguns aspectos técnicos interessantes, design de produção primoroso e atuações grandiosas do trio masculino principal. É a jornada de um assassino profissional. É mal contada? Não. É interessante? Tão pouco... 

5.0/10

7 - Ford vs Ferrari


Talvez, uma das maiores surpresas da categoria, não por ser excelente, porque não é, mas por ter uma edição que não deixa o filme ficar morno em nenhum momento, por ter um roteiro bem estruturado, com personagens interessantes e um final muito bom. Christian Bale está um pouco exagerado, mas nada que tire os méritos do filme. Indicaria? Não, mas não é uma indicação que incomoda como a dos filmes citados acima. É o tipo de filme que agrada o público e a crítica

7.0/10

6 - Jojo Rabbit


Falar sobre nazismo sempre é delicado, já que pode dar margem para algumas pessoas acharem justificativas para esse genocídio terrível. Jojo Rabbit começa pisando em ovos, com um garoto que tem como amigo imaginário, Adolf Hitler, mas o roteiro é bem inteligente e satiriza com humor o nazismo, mesclando comédia e drama muito bem, além do elenco ser ótimo, a cena final é das melhores coisas do cinema em 2019.

7.5/10


5 - 1917


Um espetáculo visual, que cria longos planos-sequências muito bem coreografados e que possui cenas de encher os olhos, 1917 merece ser visto no cinema (eu me arrependi de ver em casa), pois o principal do filme é o visual. A previsibilidade incomoda um pouco, já que o filme é sobre os personagens irem do ponto A ou ponto B e só, mas com certeza vai levar o maior número de estatuetas da noite.

7.5/10


4 - Adoráveis Mulheres


Greta Gerwig é a diretora do momento, Lady Bird foi um dos melhores filmes da década passada e agora, em seu segundo longa, ela entrega uma ótima adaptação de Adoráveis Mulheres, história que já foi adaptada outras três vezes. Greta muda a forma de expor a narrativa e mostra que tem bastante personalidade na direção. Adoráveis Mulheres conta com performances assertivas da Saoirse Ronan, Laura Dern, Timothée Chalamet e Florence Pugh, além de ter um roteiro bem adaptado e sensível, ali entre o primeiro ato e o segundo, a história dá uma amornada e a nota máxima só não veio por isso, mas ainda sim, mereceu a indicação e merece levar o prêmio de Roteiro Adaptado.

9.0/10


3 - Coringa


Coringa é repleto de elementos técnicos surpreendentes, uma fotografia maravilhosa, trilha sonora (que vai vencer o Oscar) melancólica, cheia de violinos e um roteiro ótimo, mas o que realmente é de outro mundo, é o trabalho minucioso de Joaquin Phoenix, no papel do vilão mais icônico do cinema. Joaquin cria a risada assustadora, macabra, muda de humor bruscamente, convence no drama, assusta, passa todas as dores do personagem, fisicamente e com as expressões tão reais e cria cenas icônicas que só aconteceram por ser ele o Coringa. Talvez umas duas ou três maldades à mais cairiam bem no filme, mas fica um incômodo dentro da gente, já que sabemos que muitas pessoas vivem "as margens" da sociedade e passam por situações ruins como ele passou. Um erro não justifica o outro, mas explica algumas coisas.

9.5/10


2 - História de um Casamento


Talvez História de um Divórcio seria um nome mais adequado, já que o filme é sobre isso, um ponto do relacionamento onde ninguém mais é capaz de seder, onde o egoísmo vence, onde há um sufoco tão grande de ambas as partes, que os defeitos do outro se sobrepõe as qualidades, onde o amor se apaga diante o cansaço. Apoiado em um roteiro original que há uma identificação imediata com qualquer pessoa que já passou por algum término, História de um Casamento tem duas performances surreais. Adam Driver consegue fazer com que a gente sinta pena de um personagem bem egoísta e de caráter duvidoso, com cenas dramáticas profundas e um desespero em seu olhar, se não tivesse Joaquin Phoenix no caminho, esse Oscar estava no papo. Scarlett Johansson está no mesmo nível do ator, com os olhos marejados, com as lágrimas que caem diante o desgaste emocional vivido pela sua personagem, que abriu mão de suas vontades para se dedicar aos sonhos do seu marido. Scarlett tem um carisma único e é fundamental em cena. É um filme sensível, sincero e bem feito.

10/10

1 - Parasita


Parasita é um filme instigante, pois permanece com você durante meses, sempre que você para para pensar no filme, lembra de alguma cena impactante ou um diálogo marcante. O filme mescla vários gêneros e se sai bem em todos eles. Têm bons momentos cômicos, dramáticos e quando começa o suspense, da metade do filme para o final, o filme cresce de uma maneira fenomenal. Até os elementos de terror são bem explorados, com clímax bem construído. O elenco e a direção do filme são sensacionais, mas o roteiro ainda é o principal elemento de Parasita, que expõe diferenças sociais de maneira sutil em alguns momentos e de maneira óbvia em outros. Será uma pena se o filme não vencer pelo menos 3 Oscars hoje, mas eu tenho fé que a Academia vai reconhecer esse trabalho incrível do Bong Joon-ho.

10/10

E aí, conseguiram ver todos os filmes indicados? Qual o seu favorito?


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