quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Oscar 2016: Melhor filme

Chegamos ao fim da temporada de premiações, o Oscar acontece dia 28/02 e como todos sabem, esse ano foram escolhidos 8 filmes para representar a principal categoria da noite.. Os indicados são:


A Grande Aposta
O Regresso
Spotlight: Segredos Revelados
Mad Max: Estrada da Fúria
O Quarto de Jack
Perdido em Marte
Ponte dos Espiões
Brooklyn


Como pode ser até 10 indicados nessa categoria (os votantes só escolhem cinco, mas se um filme está presente em mais de 5% das listas, ele entra), eu mudaria algumas coisas. A minha lista de 10 seria:

1. Mad Max: Estrada da Fúria



2. O Quarto de Jack


3. Brooklyn



4. A Grande Aposta



5. Corrente do Mal

Impossível não indicar esse filme de suspense/terror que ganhou fama em alguns festivais e depois foi aclamado pela crítica, fazendo 10 vezes mais dinheiro que seu pequeno orçamento de U$ 2.000.000,00. Além de indicar em melhor filme, indicaria em melhor trilha sonora, melhor design de produção e melhor fotografia.



6. Eu, Você e a Garota que Vai Morrer

Um drama adolescente muito, mas muito bem feito mesmo, com um roteiro incrível e performances sólidas, eu indicaria também em roteiro adaptado.



7. Perdido em Marte



8. Spotlight: Segredos Revelados



9. Creed: Nascido Para Lutar

Creed é um filme ótimo, nunca vi cenas de boxe serem filmadas com tanta perfeição, inclusive em um ótimo plano sequência, Sylvester Stallone provavelmente vai vencer o Oscar e vai ser merecido, alem de indicar em filme e em ator coadjuvante, indicaria também em fotografia



10. A Espiã que Sabia de Menos

Uma comédia excelente, tão quanto Missão Madrinha de Casamento, mostrando a melhore fase de Melissa McCarthy e uma ótima performance do (até antes daqui) sonolento Jason Statham, fez bastante dinheiro e tem tiradas ótimas. Além de indicar em melhor filme, também indicaria em melhor roteiro original.



Só fiz breves comentários sobre os que entraram na minha lista, mas não no Oscar, já que os que entraram no Oscar eu vou comentar agora. Se fosse para eu colocar uma ordem, do melhor para o pior, seria assim:

1, Mad Max: estrada da Fúria

O melhor filme do ano? O melhor filme da década. Mad Max é excelente em tudo que se propõe, é tecnicamente impecável, desde seu design de produção, passando pela sua fotografia, pelas performances incríveis, principalmente de Charlize Theron, pelos efeitos visuais práticos e fodas e pela direção marcante de um gênio chamado George Miller, que conseguiu aqui, elevar o nível dos filmes de ação, talvez como a guinada do século 21. É óbvio que o Oscar tinha que ser de Mad Max, infelizmente não vai, mas deveria.



2.O Quarto de Jack

Têm filmes que são acontecimentos únicos, ou quase isso, poucas vezes vamos ver um filme tão sensível e bonito como esse, tudo visto pelos olhos do Jack, interpretado belissimamente pelo Jacob Tremblay, que é o melhor protagonista do ano, sem dúvidas nenhuma, por mais que eu seja contra o Oscar para crianças, sua indicação tinha que ter acontecido. Brie Larson também brilha, com uma das melhores performances femininas da década e sim, o Oscar já é dela. O roteiro é um primor à parte, o diretor deixa sua marca, a trilha é linda, enfim, O Quarto de Jack é um filme único, que assim como Mad Max, merecia sim a estatueta principal.



3.Brooklyn

Brooklyn não tem o tema mais importante do mundo, mas é um filme excelente, um drama, com toques de romance e um tiquinho de comédia que mereceu suas indicações, o roteiro é muito bem feito, sua protagonista é incrivelmente cativante e interpretada muito bem pela Saoirse Ronan, que se tornou a atriz mais jovem a ter duas indicações ao Oscar (21 anos). A química entre o casal principal é ótima, é o melhor casal de 2015, sem dúvidas. Além das indicações que o filme recebeu (filme, atriz e roteiro adaptado), eu indicaria o filme na categoria de figurino também..



4. A Grande Aposta

Um dos trabalhos mais assertivos em 2015 foi o de Adam Mckay, sem dúvidas nenhuma. Ele é o diretor e o roteirista de A Grande Aposta, que conta com um elenco afiado, com ótimas performances, mas o ponto forte do filme é sem dúvida nenhuma o roteiro. o tema poderia ser super complexo, mas de repente entra a Selena Gomez explicando determinada cena, é genial, a quebra da quarta parede é feita de maneira super inteligente, enfim, é um dos favoritos, ganhou o sindicato dos produtores e provavelmente vai ganhar na categoria de edição e de roteiro adaptado.



5. Perdido em Marte

Ridley Scott fez seu melhor trabalho em anos, Perdido em Marte já é sua maior bilheteria, inclusive a maior bilheteria de todos os indicados, com uma larga distância e não é a toa. É um filme muito bem feito, com efeitos ótimos, um roteiro bem adaptado, um personagem que cria um vínculo forte com o público e mesmo que seja um pouco previsível, o filme cumpre bem seu papel, é um entretenimento com qualidade e mereceu sua vaguinha entre os os indicados.



6. Spotlight: Segredos Revelados

Spotlight é um filme ótimo, ele é diálogo em cima de diálogo e mesmo assim mantém um ritmo muito, mas muito bom mesmo, graças ao roteiro bem escrito e as boas performances, o filme te prende do inicio ao fim, também é um dos favoritos e venceu o sindicato dos atores, na categoria de melhor elenco.



7. O Regresso

O Regresso é um filme com elementos técnicos muito bons, a maioria das escolhas feitas por Iñàrrito são assertivas e o filme conta com vários pontos positivos, mas vence pelo cansaço, na metade do segundo ato você realmente já não aguenta mais, o ritmo é lento e o final é bem previsível. É o típico filme feito para o Oscar, o filme que tenta ser uma obra-prima, mas só tenta mesmo. Venceu o sindicato dos diretores e também é um dos favoritos, está ganhando força a cada premiação e é provável que ganhe pelo menos 3 categorias técnicas.



8. Ponte dos Espiões

Alguns elementos de Ponte dos Espiões são indiscutivelmente bons, a fotografia, todo o design de produção e claro, a mão do Steven Spielberg na direção. Spielberg é um dos maiores diretores de todos os tempos, um dos melhores diretores que ainda estão em atividade, isso é inegável, mas Ponte dos Espiões é um filme burocrático, com ritmo lento e com performances discutíveis (exceção do Mark Rylance), por mais que sua história seja interessante, o filme ficou na sombra do que realmente poderia ter sido. Ainda na vibe de Lincoln e Cavalo de Guerra, Spielberg continua fazendo filmes tediosos, que mesmo com elementos técnicos bons, não prendem em nada o público (Saudade Prenda-me Se For Capaz)



Infelizmente Mad Max: Estrada da Fúria não vai vencer, mas merecia, em todos os sentidos, pela direção, pelos efeitos visuais, pela direção de arte, pela fotografia, pelo roteiro enxuto, pelas performance e por ter levado o gênero de ação à outro patamar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário