segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Review: Animais Noturnos



Animais Noturnos (Nocturnal Animals - 2016)

Um suspense dramático onde suas emoções e seus sentimentos são testados várias vezes, um thriller psicológico com atuações excelentes, um diretor que (desculpe o trocadilho) tem estilo para dar e vender e transpõe isso em tela. Qualquer uma dessas definições pode se encaixar em 'Animais Noturnos', que foge dos clichês e que mantém a tensão do início ao fim.

Susan é uma negociadora de arte de meia idade, que está bastante infeliz no seu casamento atual, mas a sua vida começa a mudar quando ela recebe um manuscrito do próximo livro do seu ex-marido intitulado 'Animais Noturnos', os sentimentos antigos começam vir a tona e o suspense do livro faz com que Susan repense nas decisões que tomou no passado.



Tom Ford é um nome muito aclamado no mundo da moda e começa a trilhar seu caminho no cinema com louvor. Seu primeiro filme foi 'Direto de Amar', foi muito bem recebido pela crítica e rendeu uma indicação ao Oscar para Colin Firth. Em 'Animais Noturnos', Ford deve conseguir indicações para o elenco e indicações técnicas, porque o filme é bem adaptado, é visualmente incrível, é bem atuado, bem dirigido e com certeza é um dos melhores filmes do ano.



O roteiro é muito bem escrito, a narrativa foi muito bem desenvolvida, principalmente no segundo e no terceiro ato. Passado, presente e a história de ficção do livro vão se cruzando ao longo do filme e Ford consegue deixar tudo isso em um ritmo excelente, além de deixar brecha para várias interpretações diferentes. Confesso que após ver um suspense meia boca como 'A Garota no Trem', ver um thriller psicológico que realmente tem algo a dizer, que incomoda, que intriga, que faz pensar, é algo muito gratificante.

O visual do filme é extremamente impecável, mesmo que isso seja algo que a gente espera de um estilista, Ford capricha em cada detalhe, desde os ambientes modernos da vida de Susan, até o ambiente da natureza, seco, rústico que a história de ficção narra, tudo é impecável.




Tom Ford filma extremamente bem, ele dá os enquadramentos certos nas horas certas, nas cenas de mais esforço para o elenco, ele fecha no rosto dos atores, nos ambientes modernos ele deixa o campo bem aberto, mas além disso ele opta por escolhas que não são óbvias, o enquadramento que ele dá na cena final é a prova viva disso.

O elenco é outro ponto chave do filme. Jake Gyllenhaal é um monstro em cena, ele interpreta dois papéis e faz isso com louvor. A cena da cabana é incrível e só por ali ele já merece todos os prêmios do ano, ele é visceral, tem carga dramática e explode na hora certa. O Oscar ignorou suas performances em 'Os Suspeitos' e em 'O Abutre', se ignorar novamente em 'Animais Noturnos' será uma injustiça tremenda. Amy Adams faz um belo trabalho também, sua personagem é melancólica e contida, não têm explosões dramáticas grandes, mas ela consegue passar todas as emoções que Susan sente. É incrível a maneira como Adams sempre pega papéis menos interessantes nos filmes e consegue reverter a situação, foi assim em 'O Mestre', 'O Vencedor' e em ''A Dúvida' e nos três casos anteriores, ela foi indicada ao Oscar e em 'Animais Noturnos' não deve ser diferente, porém não é o papel para dar o tão sonhado Oscar para ela, vamos aguardar por 'A Chegada' e torcer. Aaron Taylor-Johnson está irreconhecível, ele tem uma presença sombria, uns trejeitos esquisitos e uma voz que assusta, é com certeza a melhor performance do ator. Michael Shannon também está ótimo no papel, o cara lança 100 filmes por ano e consegue se sair bem em todos.



'Animais Noturnos' foge dos clichês e te coloca para pensar o tempo todo, é desconfortável, é belo e é foda.

5/5

79 % de críticas positivas no Rotten Tomatoes
75/100 no Mettacritic

Um comentário:

  1. Vi este filme por que amo aos atores que participam nele. O personagem de Michael Shannon é o melhor, ele fez um ótimo trabalho. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes em 2018 acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir