segunda-feira, 2 de julho de 2018

Performances: Top 20 performances em filmes de Terror dessa década



O terror, suspense e seus derivados já passaram por uma espécie de crise criativa, do final dos anos 90 até o comecinho dos anos 2010, mas de alguns anos para cá, houve uma leva enorme de filmes que surpreenderam, tanto por terem qualidade e buscarem dar uma renovada no gênero, quanto por alcançarem ótimos resultados nas bilheterias mundiais. Hoje vamos listar 20 performances muito boas em filmes de terror/suspense e falar um pouco mais sobre o top 10. Confira:

20 - Sharni Vinson - Você é o Próximo

19 - Talitha Bateman - Annabelle 2: A Criação do Mal


18 - Kelvin Harrison Jr. - Ao Cair da Noite

17 - Antonia Campbell-Hughes - 3096 Dias

16 - Bill Skarsgård - It - A Coisa


15 - Stephen Lang - O Homem nas Trevas

14 - Javier Bardem - Mãe

13 - Anya Taylor-Joy - Fragmentado

12 - Lee Byung-hun - Eu Vi O Diabo

11 - Vera Farmiga - Invocação do Mal/ Invocação do Mal 2

10 - Jane Levy - O Homem nas Trevas


O bom de O Homem nas Trevas é que não existe mocinhos, todos ali não tem lá uma índole muito perfeita, mas também não são necessariamente vilões. Jane Levy tem uma personagem bem ambígua, a gente sabe que ela não é ruim, mas o que ela está fazendo não é bom, ela precisa ter carisma para fazer com que o público goste dela e ela tem, precisa ter garra para sair de várias situações e ela também tem e precisa reagir expressivamente em vários momentos e ela reage. É uma bela performance.

9 - Michelle Pfeiffer - Mãe


Mãe é um filme completamente psicodélico e é também, genial. Uma das principais características do filme é que o elenco é excepcional. Pfeiffer faz o que uma coadjuvante tem que fazer, ela rouba a cena em todos os momentos e consegue se destacar em um elenco tão competente. Pfeiffer tem uma presença tão marcante, uma voz imponente e é assustadora.


8 - Maika Monroe - Corrente do Mal


Jay é uma adolescente como outra qualquer, têm inseguranças e está passando por um turbilhão de sentimentos. Após ser amaldiçoada pelo seu namorado, ela precisa repassar a maldição através do sexo. Maika consegue passar todos os sentimentos que sua personagem tem, além de ter uma carga dramática forte e interpretar muito bem o papel de amedrontada. Monroe foi muito elogiada por seu trabalho e venceu o Frangoria Chainsaw Award de Melhor Atriz (prêmio especializado em filmes de terror).

7 - Daniel Kaluuya - Corra


Corra é o um filme que une tantos elementos técnicos bons, que é difícil não gostar, é um roteiro inteligente, ácido, com um elenco impecável, uma trilha ótima, enfim, é um suspense muito bem elaborado. Daniel Kaluuya passa muito bem a sensação de desconforto, nervosismo e desconfiança, é notável em seu trabalho corporal e em seu rosto o quão desconfortável ele está naquela situação, além dele ter boas explosões e uma carga dramática bem acima da média. Kaluuya foi indicado as principais premiações por sua performance, inclusive ao Oscar, na categoria de Melhor Ator.

6 - Anya Taylor-Joy - A Bruxa


Surgindo como uma das principais revelações dos últimos anos, Anya vai de uma crescente formidável. Sua personagem é uma adolescente reprimida, cheia de medos e sentimentos que não podem ser demonstrados devido a sua família, Anya transmite bem esses sentimentos e os seus momentos finais são excelentes. Venceu o Frangoria Chainsaw Award na categoria de Melhor Atriz e foi indicada em alguns prêmios como Performance Jovem ou Atriz Revelação.

5 - Emily Blunt - Um Lugar Silencioso


Um Lugar Silencioso foi um sucesso enorme de público e de crítica que trouxe uma história muito particular de uma família que tenta sobreviver em meio a ameaças alielígenas que embora sejam cegas, tem a audição sensível e destroem qualquer ser que faça barulho. Em meio a esse cenário atípico, Emily entrega uma performance incrível, ela consegue passar exatamente tudo o que está sentindo sem poder falar, é um trabalho difícil, pois ela precisa ter explosões dramáticas sem poder fazer nenhum som. É claro o espirito maternal da personagem, o amor que ela sente pelo marido e o instinto de sobrevivência que é despertado com o passar do filme.

4 - James McAvoy - Fragmentado


James McAvoy realiza um trabalho muito complexo, ele imprime características nas personalidades diversas que interpreta, consegue mudar a voz, os trejeitos e principalmente a expressão facial, ele passa por todas as nuances de seus personagens e ainda consegue deixar o expectador a par de qual personalidade assumiu seu corpo. É claramente um trabalho dedicado e que poucas vezes vemos ser realizado com tanta excelência. Venceu o prêmio da crítica de San Diego como Melhor Ator, mas as premiações maiores ignoraram, infelizmente.

3 - Rosamund Pike - Garota Exemplar


Há alguns casos em que a força do personagem é tão grande e a qualidade da atuação é tão alta, que não existe uma interpretação ali, parece que estamos vendo realmente a vida, emoções e atitudes de um determinado personagem. Em Garota Exemplar é exatamente isso o que acontece. A Amy de Rosamund Pike é tão forte, que é impossível não cair em suas manipulações (graças também ao ótimo roteiro, claro). As camadas de sua personagem e as mudanças que ela sofre ao longo do filme são sustentadas pela performance de Pike. As emoções, em vários momentos, são passadas com o olhar, é de uma presença pouco vista nos filmes desse gênero. Pike venceu vários prêmios da crítica e foi indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro, ao BAFTA e ao SAG, todos na categoria de Melhor Atriz.

2 - Jennifer Lawrence - Mãe


Mãe é um filme completamente incomum e que depende muito da atuação da Jennifer para dar certo, já que ela está em praticamente todas as cenas e o filme é em torno dela. Todas as reações que ela tem são as mesmas do público e conforme as maluquices do filme vão acontecendo, Lawrence precisa reagir mais e mais, ter expressões faciais fortes e mostrar uma fragilidade ao mesmo tempo. Sua personagem é bem complexa e bem diferente do que estamos acostumados a ver a Lawrence fazer, mas acima disso, ela é impecável, não há um deslize sequer e no terceiro ato, consegue ter explosões pouco vistas no gênero, é o ápice de uma atriz e de longe, o seu melhor trabalho. Infelizmente, a baixa aprovação do público (ainda que o filme tenha notas altas com os críticos) e a bilheteria desastrosa, fizeram com que Lawrence fosse indicada ao Framboesa de Ouro na categoria de Pior Atriz, um absurdo sem tamanho. Venceu o prêmio da crítica do Novo México.

1 - Toni Collette - Hereditário


Toni Collette é fora do comum em cena, suas expressões faciais são incomuns, ela oscila de humor em uma mesma cena várias vezes, é surreal. Tem uma cena ótima em um jantar, que ela exagera (com consciência) e você pensa que ali é o ápice do seu trabalho, mas nas cenas seguintes, ela consegue sempre se superar. Não é uma performance somente de reações, comuns em filmes desse gênero, Toni constrói uma protagonista complexa e que cautelosamente, confunde o telespectador. Hereditário é um dos melhores filmes dos últimos anos e muito do mal estar que ele causa em que assiste, se deve ao excelente trabalho de Collette.

2 comentários:

  1. Excelente lista do filmes, verei tudos. Definitivamente Bill Skarsgard é uma das azoes pelas quais o filme teve resumos positivos e tambem por tudo o elenco. It a Coisa Foi um excelente trabalho de produção da maquiagem, guarda-roupa e design de Pennywise, vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Espero que a segunda parte tenha a mesma qualidade de atuação e como eles desenvolvem a história.

    ResponderExcluir