sábado, 23 de fevereiro de 2019

Especial: Ranking Melhor Filme Oscar 2019



O Oscar está chegando e não há nada melhor do que ficar falando da premiação de cinema mais famosa do mundo. Após ter visto todos os filmes indicados a Melhor Filme, fiz um ranking do pior para o melhor e comentarei um pouco sobre cada filme. É uma seleção relativamente fraca, comparada aos últimos anos, mas a temporada de premiações também foi fraca, então não tem como culpar o Oscar. A maioria dos filmes são bons.

8 - Bohemian Rhapsody



Um dos maiores fenômenos de bilheteria no ano passado, Bohemian Rhapsody conta a tragetória da banda Queen de maneira superficial, sem se aprofundar em nenhum tema. O foco aqui é o Freddie Mercury de Rami Malek (provável vencedor do Oscar de Melhor Ator) que é afetado e mal caracterizado, parecendo mais uma imitação de algum programa de humor fracassado da Rede TV do que uma cinebiografia. Não se deixa levar pela ótima trilha sonora e pelos momentos musicais incríveis que o filme tem, Bohemian Rhapsody é um show de superficialidade mal dirigida.

4.0/10


7 - Green Book - O Guia


Um dos favoritos a vencer o prêmio de Melhor Filme, Green Book passa longe de ser um filme ruim, mas o seu roteiro é raso, o filme não lida bem com o racismo e têm umas duas cenas que gritam "Oscar bait", fora isso, possui boas atuações e um bom final, é aquele "feel good movie" ok para ver com a família. Indicado ou vencedor de Oscar? Jamais.

6.0/10

6 - Vice



O filme mais polêmico dos indicados foge do convencional, Vice tem um elenco maravilhoso, um roteiro ágil e uma ótima edição, em geral, é um bom filme, mas em nenhum momento, chega a ser memorável. A falta de carisma de Dick Cheney (interpretado belíssimamente por Christian Bale) atrapalha um pouco o filme, já que ele depende dos coadjuvantes, que são mais interessantes. Destaque para a narração dinâmica do Jesse Plemons.

7.5/10


5 - Nasce Uma Estrela




Embora Lady Gaga não convença tanto nos momentos dramáticos e o ritmo seja devagar, Nasce Uma Estrela é uma história de amor poderosa, com momentos musicais memoráveis (Gaga pode até não atuar muito bem, mas ela em cima do palco é fenomenal) e uma performance incrível do Bradley Cooper.

8.0/10


4 - Pantera Negra



O Universo Cinematográfico segue uma fórmula que funciona, mas que deixa seus filmes sem personalidade e que em muitas vezes, tem um humor exagerado e cansativo, felizmente, Pantera Negra veio para dar qualidade técnica ao Universo e para derramar personalidade em filmes que parecem todos iguais. Pantera Negra usa elementos da cultura africana nos figurinos, penteados, trilha sonora e até nas escolhas dos elementos visuiais, além de ter um elenco excelente e que mesmo seguindo a fórmula Marvel, consegue se destacar.

9.0/10


3 - Roma



Roma recebeu 10 indicações ao Oscar, E não vai sair de mãos vazias da premiação, já que é favorito em pelo menos três categorias. É estranho falar desse filme sem ter qualquer envolvimento emocional com a personagem principal ou com a história, o filme tem alma sabe? É sobre o cotidiano de uma empregada mexicana, que nos apegamos rapidamente. É uma aula de fotografia e de direção. É sensível e forte. O único defeito é o ritmo, mas isso é compensado por todo o resto.

9.5/10


2 - Infiltrado na Klan



É incabível que em um ano com Infiltrado na Klan, Green Book seja o filme escolhido pra gente falar sobre racismo. O roteiro de Spike Lee é tão forte e tão poderoso, que não tem como deixar esse filme sem estatueta. Tudo nele é impecável, a escolha do elenco, a edição, a direção, a trilha sonora e principalmente o roteiro. E o que dizer sobre as cenas finais? É de partir o coração...

10/10


1 - A Favorita


Eu fiquei muito em dúvida sobre qual filme colocar em primeiro lugar, pois tanto A Favorita, quanto Infiltrado Na Klan são excelentes. Mesmo que A Favorita não tenha um tema socialmente importante, é o melhor entre os indicados por inúmeros motivos. A direção do Yorgos é ousada, a direção de arte do filme é impecável, cada detalhe transparece o cuidado que tiveram na produção do filme. E as três protagonistas? Poucas vezes na vida eu vi um elenco tão afiado. Rachel Weisz, Emma Stone e Olivia Colman podiam ganhar um Oscar em conjunto, as três estão excelentes. O filme só cresce na memória e vai ser impossível ver só uma vez.

10/10

Amanhã o Oscar acontece e nos resta torcer para que vença um filme que realmente mereça (Green Book não!


Nenhum comentário:

Postar um comentário