terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Já temos o primeiro candidato brasileiro para o Oscar 2020?

Muitos se perguntam quais são as razões que levam nossos filmes serem ignorados no Oscar, já que a qualidade do nosso cinema cresce a cada ano.


De 1948 até agora, apenas quatro filmes brasileiros foram indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, sendo eles: O Pagador de Promessas, O Quatrilho, O Que É Isso, Companheiro? e o que mais próximo chegou da estatueta dourada, Central do Brasil. Quatro indicações e quatro derrotas. Embora o filme brasileiro de maior sucesso no Oscar tenha sido Cidade de Deus, indicado ao Oscar de Melhor Direção, Edição, Fotografia e Roteiro Adaptado, o longa não concorreu na categoria de Filme Estrangeiro, onde facilmente levaria o prêmio.



Nos últimos anos, Que Horas Ela Volta? chegou próximo de ser indicado, aparecendo no Critic Choice Awards e no National Board of Review. Aquarius, filme aclamado em Cannes, também chegou perto de ser indicado, aparecendo no Independent Spirit Awards, mas como não foi escolhido para representar o Brasil, não pôde ser escolhido pela Academia.



Atualmente, quem escolhe o filme brasileiro que representará o país no Oscar é a Academia Brasileira de Cinema (ABC), entidade não-governamental, que começou fazendo uma escolha duvidosa: preferir O Grande Circo Místico, filme com críticas mornas e baixa recepção fora do país, sendo que tínhamos Benzinho, Arábia e As Boas Maneiras, todos aclamados pela crítica estrangeira. 

Tudo isso pode mudar, já que esse ano, já temos um forte concorrente para nos representar no Oscar de 2020, o filme Divino Amor, drama que foi lançado no Festival de Sundance e passará pelo Festival de Berlim ainda esse mês.


Com 100% de críticas positivas no Rotten Tomatoes e uma média 86/100 no Metacritic, Divino Amor conta a história de Joana (Dira Paes), que trabalha como escrivã em um cartório e é uma evangélica fanática. Em um futuro não tão distante, Divino Amor focará no empenho de Joana em tentar fazer casais desistir do divórcio, mesmo enfrentando uma crise enorme em seu casamento.


Dirigido por Gabriel Mascaro (Boi Neon), Divino Amor pode ser uma ótima escolha, já que o filme foi aclamado pela crítica internacional (recebeu nota 100 no The Hollywood Reporter) e fala de um assunto Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário