terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Performances: Top 5 de piores vencedores do Oscar em atuação nessa década



O Oscar 2019 revelou seus vencedores essa semana e com ele, 2 atores e 2 atrizes venceram as categorias de atuação. Hoje comentarei as cinco piores vitórias dessas categorias nessa década. Os concorrentes diretos indicados também contarão para o ranking, têm performances que não são excelentes, mas venceram em anos fracos, como Jennifer Lawrence em O Lado Bom da Vida e o Mahershala Ali por Green Book, que não eram os melhores entre os indicados, mas também não eram nem de longe, os piores.

5 - Anne Hathaway - Os Miseráveis (Melhor Atriz Coadjuvante - 2013)



Dizer que Anne Hathaway é uma atriz fraca, é uma mentira descabida, ela têm ótimas performances e não está ruim em Os Miseráveis, mas o filme é péssimo e ela ganhou apenas por cantar a música da Susan Boyle chorando. Além de fazer uma campanha pesadíssima e depois ter reclamado de ganhar o Oscar, Anne concorria com duas atrizes que estavam muito melhores. Amy Adams por O Mestre, que poderia facilmente ter vencido e Sally Field por Lincoln, que também está maravilhosa. Por Anne não estar mal e ser um ano não tão forte, ela assume a quinta posição do Top 5.



4 - Eddie Redmayne - A Teoria de Tudo (Melhor Ator - 2015)



Embora Eddie Redmayne esteja bem em A Teoria de Tudo, ele se utiliza de várias moletas físicas para compor seu personagem e mesmo que isso não desmereça seu trabalho, comparar ele com os esnobados Jake Gyllenhaal em O Abutre e Ralph Fiennes em O Grande Hotel Budabeste é covardia. Entre os indicados, Michael Keaton em Birdman e Bradley Cooper em Sniper Americano eram opções bem melhores para dar a estatueta dourada.



3 - Christoph Waltz - Django Livre (Melhor Ator Coadjuvante - 2013)




Christoph Waltz venceu o Oscar como Ator Coadjuvante duas vezes e nas duas vezes, foi por filmes do Quentin Tarantino. Em Bastardos Inglórios, sua primeira vitória, Waltz cria um vilão assustador e que venceu quase todos os prêmios em que concorreu. Já em Django Livre ele faz um personagem que não exige absolutamente nada dele, além dele ser ofuscado por outros personagens bem mais interessantes que ele. Leonardo DiCaprio está melhor que ele no filme e nem sequer foi lembrado. Já dentre os indicados, o vencedor moral da categoria Philip Seymour Hoffman em O Mestre, Tommy Lee Jones em Lincoln e Robert De Niro em O Lado Bom da Vida estão acima de Waltz.


2 - Meryl Streep - A Dama de Ferro (Melhor Atriz - 2012)


Que Meryl Streep é uma lenda viva e a atriz que mais teve indicações ao Oscar na história, não é novidade (são 21 indicações e 3 vitórias), mas na pior vitória da categoria desde Sandra Bullock em Um Sonho Possível, Streep venceu o Oscar por um filme horrendo, em uma performance que se divide em duas: na primeira fase, onde está completamente robotizada e na segunda, onde consegue se sair bem. Com atrizes 1000 vezes melhores esnobadas, como Anna Paquin em Margaret, Tilda Swinton em Precisamos Falar Sobre Kevin e Charlize Theron em Jovens Adultos, Streep ainda perde para Michelle Williams em Sete Dias com Marilyn, Viola Davis em Histórias Cruzadas e Glenn Close em Albert Nobbs. Nunca questionarei a maior atriz viva da história do cinema, mas sabemos que a Academia indicou a Streep injustamente em algumas ocasiões, aqui, é exatamente isso que aconteceu.


1 - Rami Malek - Bohemian Rhapsody (Melhor Ator - 2019)



Bohemian Rhapsody teve recepção mediana dos críticos e altíssimos índices de bilheteria, além de ter agradado boa parte do público, com isso, o Freddie Mercury do Rami Malek foi abraçado por premiações, embora seja extremamente afetado e mal caracterizado. A verdade é que Malek não tem muito o que fazer, já que Bohemian Rhapsody é fraquíssimo, com falta de aprofundamento em inúmeros temas e sem qualquer elemento técnico descente. A trilha sonora é boa já que as músicas do Queen são maravilhosas, mas o filme não vai além disso e Rami não vai além de uma imitação de péssimo gosto, com uma dublagem mal feita e uma dentadura tosca. Bradley Cooper no mesmo ano cantou de verdade e pasmem, era o melhor da categoria, poderia ter vencido facilmente. Christian Bale também está ótimo em Vice e até o Viggo Mortensen consegue criar um personagem mais interessante em Green Book. Sem dúvida, a pior vitória de atuação dessa década e uma das piores da história do Oscar.





2 comentários: