quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Especial: O suspense e o terror estão em alta


As reclamações sobre o terror e o suspense atual são recorrentes, as pessoas tem um excesso de saudosismo e costumam desprezar tudo o que é novo, mas vamos admitir? O terror e o suspense estão em uma fase maravilhosa, tanto para a bilheteria, quanto para a qualidade dos filmes.

Nessa sexta-feira 13, listarei alguns filmes de terror e de suspense (que tem elementos desse gênero) que foram lançados recentemente e merecem nossa atenção, ou por inovarem, ou por usar os elementos clássicos do terror com maestria.

Selecionei apenas filmes dessa década. Temos que celebrar a ótima fase que o terror está.


Consequência Mortal (2012)

Escondido no catálogo da Netflix, Consequência Mortal começa parecendo só mais um filme mal feito de terror, mas a atmosfera vai sendo criada como tempo e o filme cresce muito depois dos 30 minutos iniciais.


Fragmentado (2017)

Com performances excelentes de James McAvoy e Anya Taylor-Joy, Fragmentado surpreende por ter um clímax tão bem construído e uma direção no ponto de Shyamalan, após tantos filmes ruins em seu currículo.


O Homem Nas Trevas (2016)

Talvez o melhor filme de suspense do ano passado, O Homem Nas Trevas tem incontáveis acertos, desde a escalação do elenco, por uma ótima exploração da casa, que é o cenário principal, do clímax bem construído, nos deixando na ponta da cadeira, com a respiração ofegante por vários momentos e uma direção impecável do Fede Álvarez.



Corra (2017)

Falando abertamente sobre o racismo com muita inteligência, Corra chama atenção por ter um roteiro bem escrito e ótimas performances. Além disso, Corra fez uma bilheteria gigantesca e deve aparecer nas premiações nos próximos meses.


Invocação do Mal 1 e 2 (2013/2016)

Dando ponta pé em um Universo sólido de terror, tanto Invocação do Mal, quanto Invocação do Mal 2, são bons e merecem toda a legião de fãs que ganhou. Os filmes usam todos os elementos clássicos do gênero, casa assombrada, família em perigo, equipamento caça-fantasmas e de quebra, Patrick Wilson e Vera Farmiga em ótimos papéis. A franquia será longa e ainda vai lançar vários filmes ótimos pra gente apreciar.


A Bruxa (2016)

Tendo mão de um produtor brasileiro, Á Bruxa é um filme tecnicamente impecável. Fotografia, trilha sonora, atuações, ambientação, figurino, clímax, tudo é arquitetado perfeitamente e dá um medo macabro.


Eu Vi O Diabo (2010)

Já pode ser considerado um clássico sul-coreano, Eu Vi O Diabo é um ótimo filme, com um protagonista maravilhoso, um ritmo incrível e um roteiro bem escrito.


It - A Coisa (2017)

Embora o terror não seja o ponto alto do filme, It já entrou para a história com seus recordes de bilheteria e com a sua sequência confirmada, podemos esperar muito do segundo filme. A química do elenco, a atuação de Bill Skarsgard como o antagonista Pennywise, a maquiagem e a estética do filme são pontos positivos a serem citados.


Corrente do Mal (2015)

Trazendo vários elementos dos anos 80, como a estética e a trilha sonora, mesclando com novidades que o diretor traz para o gênero, Corrente do Mal conta com vários elementos técnicos impecáveis, além de uma atuação única da protagonista Maika Monroe.


Você é o Próximo (2013)

Um grupo de assassinos, uma família reunida em uma casa no meio do nada, uma protagonista que passa longe dos esteriótipos femininos do gênero e vários momentos de tensão bem construídos, todos esses elementos resultam em um filme de terror ótimo que mereceu o sucesso que fez.


Anabelle 2: A Criação do Mal (2017)

Um exemplo clássico de que a continuação pode ser melhor que o primeiro filme. Anabelle 2 explora muito bem a casa onde o filme é ambientado, além de ter ótimas atuações infantis e contar com uma direção cheia de personalidade. O Universo de Invocação do Mal foi muito bem representado aqui.


Hush: A Morte Ouve (2016)

Mais um terror escondido no catálogo da Netflix, Hush é um filme que te deixa sem fôlego,é o tipo de filme que te faz esquecer do roteiro, dos elementos técnicos e da racionalidade, você apenas assiste e fica torcendo pela protagonista.


Mãe (2017)

Com elementos de horror e de suspense, Mãe é o filme mais diferente da lista, é uma experiência cinematográfica imersiva e única, que se dá em uma direção impecável de Darren Aronofsky e de uma performance única de Jennifer Lawrence. Mãe é diferente de tudo o que você viu ou vai ver, então,não se espante com sua estranheza.


Sala Verde (2015)

Nazistas assassinos e jovens encurralados, quer coisa melhor em um filme de terror? Sala Verde pode parecer clichê, mas não se engane, o filme cria um ambiente de muita tensão. É uma oportunidade de ver uma das últimas performances do Anton Yelchin e um ótimo trabalho de Patrick Stewart


A Morte Te Dá Parabéns (2017)

Um filme pipoca super despretensioso, por mais que as cenas de terror deixem um pouco a desejar, coloquei na lista pelo gênero do filme. A cena de perseguição no estacionamento é ótima e a protagonista é cheia de carisma. 


Invasão Zumbi (2016)

Mais um filme sul-coreano na lista. Invasão Zumbi é um filme rápido, dinâmico, que desenvolve bem tanto as cenas de terror, quanto as cenas dramáticas. Tensão, agonia, desespero, tristeza, alegria, remorso, você vai sentir tudo isso enquanto assiste o filme. Atualmente, também se encontra no catálogo da Netflix.








Um comentário:

  1. Parabéns pela lista, já vi mais da metade e super concordo.
    (Comentário atrasado, mas nunca é tarde para enaltecer uma boa lista).

    ResponderExcluir