sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Performances: As esnobadas femininas mais ridículas no Oscar 2000

Dessa vez, a coluna "Performances" trará as esnobadas femininas mais ridículas que a Academia nos proporcionou nesse século, caso haja equivalência de performances, comentarei sobre as duas merecedoras e assim por diante.

Atriz Coadjuvante:

2000 foi um ano complicado para a Academia, tínhamos entre as indicadas:

Kate Hudson (Vencedora do GG)


Judi Dench (Vencedora do SAG)


Frances McDormand (Vencedora do CCA)


Julie Walters (Vencedora do BAFTA)

E a vencedora da noite: Marcia Gay Harden



Esse foi o ano mais imprevisível da categoria nesse século, tínhamos 5 ótimas candidatas, e a que menos tinha "chances" foi a vencedora, eu acho sua vitória bem questionável, mas era um ano bem disputado mesmo, Marcia não tinha entrado em nenhum prêmio grande e teve pouco reconhecimento dos prêmios dos críticos, sua indicação foi surpresa, ao contrários de suas quatro outras candidatas e mais surpreendente ainda, foi sua vitória.

Nesse ano, a Academia acertou nas indicadas, mas ainda tinha duas atrizes que poderiam ter sido indicadas, em uma quinta vaga, deixada pela Judi ou Frances ,(já que as outras três estavam de fato melhores) são:

Zhang Ziyi por O Tigre e o Dragão.



Essa era a única que poderia substituir Judi, embora eu ache que a Judi esteja melhor, Zhang faz um ótimo trabalho aqui e levou pra casa o Idependent Spirit Awards

E uma outra atriz que eu particularmente não gosto muito, mas que fez uma ótima performance, foi a Catherine Zeta Jones em Traffic,que exibe uma boa carga dramática em sua personagem.


Ambas mais fracas, (ou quase) que as cinco indicadas, em um ano equivalente, eu teria dado o Oscar para Julie Walters ou para a Kate Hudson, deixando Marcia em terceiro lugar.

Minha classificação para atriz coadjuvante


5 - Judi
4 - Frances
3 - Marcia
2 - Kate
1 - Julie





Atriz Principal:

2000 foi um ano fraco e sem surpresas para a categoria, Julia Roberts levou os SAG, BAFTA, CCA, GG e Oscar, além de ter divido os prêmios da crítica com Ellen Burstyn e Laura Linney, as três vinham com as performances mais fortes do ano, que tinha como indicadas:

Joan Allen



Juliette Binoche


Ellen Burstyn


Laura Linney



E a vencedora da noite: Julia Roberts



Como eu disse, esse ano não teve muitas emoções, já que não era surpresa nenhum a Julia vencer o Oscar, mas ela não foi unanimidade entre os críticos. Sobre as performances, Ellen está melhor, mas devido ao filme ser pequeno e independente e ela já ter uma certa idade, o prêmio foi para a Julia mesmo, que vinha de filmes com bilheterias arregaçadoras (Julia ainda é lembrada, quando o assunto é bilheteria) e com performances ótimas.

Em um ano fraco desse, a única que poderia ter entrado, no lugar da Juliette, seria a Bjork, que veio com uma performance incrível, surpreendendo a todos.



Embora Renée tenha vencido o GG da Binoche, ela está um pouco inferior.
Classificação final para esse ano:

5 - Joan Allen
4 - Bjork
2 - Julia Roberts e Laura Linney (ambas excelentes)
1 - Ellen Burstyn





Nenhum comentário:

Postar um comentário