quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Performances: As esnobadas femininas mais ridículas no Oscar 2002

Atriz coadjuvante:

Em 2002, tínhamos atrizes ótimas nessa categoria, pelo menos 7 na disputa das 5 vagas e mesmo que Julianne Moore não fosse coadjuvante, foi assim que ela foi vendida para as premiações, então vou considera-lá coadjuvante. As indicadas são:

Kathy Bates






Queen Latifah



Julianne Moore



Meryl Streep (GG)



E a vencedora da noite: Catherine Zeta-Jones (SAG, BAFTA, CCA e Oscar)



Sem surpresa nenhuma, Jones venceu o Oscar com facilidade, mas não era a melhor da noite. Tanto Streep, quanto Moore, estavam melhores que Jones, ambas com performances inesquecíveis e entre as melhores da década. Moore foi afetada por não estar encaixada na categoria certa, perdendo duas vezes na mesma noite, onde nas duas vezes era a melhor. Jones derrubou Streep, porque Chicago tinha uma força enorme na noite.

Vamos as atrizes que poderiam (ou tinham performances acima da média) facilmente ser indicadas naquela noite:

Toni Collette por Um Grande garoto.



Toni foi indicada ao BAFTA por essa linda e tocante performance no sucesso de crítica e bilheteria, mas infelizmente, sendo deixada de lado no GG e SAG, perdendo força para o Oscar

Susan Sarandon por A Estranha Família de Igby



Susan interpretou uma relapsa perto de morrer, nesse belo e comovente drama, realizou uma performance ótima e foi indicada ao GG e venceu o prêmio da crítica de Las Vegas, mas infelizmente não teve forças para chegar ao Oscar.

Patricia Clarkson por Longe do Paraíso



Vencedora de dois dos principais prêmios da crítica, Patricia realiza um excelente trabalho ao lado de Moore, nesse drama maravilhoso, infelizmente não teve forças para chegar em nenhum prêmio grande, o que a deixou de fora da corrida para o Oscar

Emily Mortimer por Encontro de Irmãs



Vencedora do Independent Spirit Awards e indicadas em alguns prêmios da crítica, Emily também ficou de fora dos prêmios maiores e o sonho de sua primeira indicação, ficou para trás.

Em um ano com performances ótimas e erros da Academia, a minha classificação final seria:

5 - Kathy/Toni/Patricia ambas ótimas, ficaria em dúvida na quinta vaga.
4 - Susan
3 - Catherine
2 - Meryl Streep

1 - Julianne Moore





Atriz Principal:

Em termos de indicações, a Academia foi assertiva em 2002, embora ainda tenha uma atriz que poderia ter entrado, eu não mexeria nas indicadas, mas mudaria a vencedora. As indicadas são:

Salma Hayek



Diane Lane



Renée Zellweger (SAG, GG de comédia)



Julianne Moore (CCA)



E a vencedora da noite: Nicole Kidman (BAFTA, GG de drama e Oscar)



Salma e Diane estão com performances acima da média, mas nada de extraordinário, Renée faz sua melhor performance aqui e ao contrário de 2003, onde recebeu o Oscar por uma performance equivocada, faz valer sua (na época) segunda indicação. Julianne levou quase todos os prêmios da crítica pra casa e quando chegaram os prêmios maiores, as injustiças começaram, Nicole, que não tinha quase nenhum prêmio da crítica, fez "a rapa" e levou o GG, BAFTA e Oscar pra casa.

Como eu disse, a Academia acertou bem nas indicadas e se tem uma atriz que poderia ter entrado, ela é:

Maggie Gyllenhaal por Secretária



Com uma performance despojada e acima da média, Maggie realizou um ótimo trabalho em Secretária, mas o filme era pequeno e ela não teve força para chegar ao Oscar, ainda bem que o Globo de Ouro reconheceu seu trabalho e a indicou.

Minha classificação pra categoria:

5 - Salma
4 - Diane
3 - Renée
2 - Nicole
1 - Julianne









Nenhum comentário:

Postar um comentário